Checklist para a mudança

Vai se mudar e precisar se organizar para que essa tarefa seja menos complicada? Então você está no lugar certo! Confira o checklist para mudança que a Storage Guarda-Tudo preparou para te ajudar! 

Mudanças são etapas conturbadas da vida, seja por um bom motivo, tal como a chegada de um bebê, promoção ou novo emprego, ou por outras razões. Sabendo disso, nós da Storage Guarda-Tudo criamos um novo checklist para a mudança.

Confira também o outro checklist para organizar sua mudança, com o passo a passo e cronograma para auxiliar na organização.

Este checklist foi criado com o intuito de auxiliar o momento da mudança, definindo as prioridades do que deve ser embalado primeiro, os materiais ideais para empacotar alguns itens e orientar a melhor forma de transportar as caixas para o novo lar. Confira nossas orientações:

1. Planejamento

Isso mesmo! Planejar a mudança deve ser o seu primeiro passo do checklist. Isso porque, planejando a mudança com antecedência, você conseguirá ter uma noção melhor da quantidade de itens que deverá empacotar, embalar e transportar.

Além disso, ao planejar a mudança, é possível, inclusive, identificar alguns pertences que não serão levados para a casa nova e que poderão ser doados ou armazenados em um guarda-móveis.

2. Meça os ambientes da casa nova

Muitas vezes, ao comprar ou alugar um novo imóvel, achamos que os pertences irão caber nos cômodos, mas depois percebemos que não. Isso acontece, na maioria das vezes, pela influência da falta de mobília na casa nova, que passa a impressão de os ambientes serem maiores do que realmente são.

Quando se tem as medidas exatas de cada cômodo, fica mais fácil definir onde e quais móveis, eletrodomésticos e utensílios ficarão, bem como saber quais não caberão mais na casa nova, ´podendo ser vendido, destinado à doações ou guardado em um self storage.

3. Solicite o desligamento e/ou transferência de serviços

Apesar de parecer um pouco óbvio, no meio da correria da mudança, é possível esquecer de coisas simples, como solicitar o desligamento ou a transferência de serviços essenciais para a casa, tais como:

  • Água;
  • Energia;
  • TV a cabo;
  • Internet;
  • Correspondências;
  • Gás;
  • Telefone.

4. Comece a embalar os objetos menos utilizados

Essa é uma etapa importante da mudança. Começar a embalar os itens menos utilizados com antecedência ajuda muito na hora de embalar os demais pertences, porque você não precisará “perder tempo” com isso.

A dica é começar pelos enfeites da casa, tais como bibelôs, quadros, porta-retratos, entre outros. Depois é bom partir para os livros e materiais das crianças. Em seguida, embale os utensílios de cozinha que menos utiliza, tais como batedeiras, liquidificador, fritadeira elétrica, panelas menos utilizadas, jogos de aparelhos de jantar que são utilizados com menos frequência, assim como roupas de cama, cobertores, edredons, toalhas e, até mesmo, roupas que não são utilizadas na atual estação. 

Deixe sem embalar apenas o que será utilizado no dia-a-dia e os itens mais pesados, tais como os eletrodomésticos, sofá, cama, armários etc.

5. Separe o que não for mais necessário

A hora da mudança é o momento perfeito para identificar itens que não são mais necessários, que já não têm mais serventia e que, muitas vezes, estão em bom estado. Nessa hora, é fundamental realizar aquela boa revisão do que pode ser jogado fora, o que pode ser doado e o que ainda vale a pena manter.

Separe por essas 3 principais sessões. Não tenha receio de desapegar, de jogar coisas quebradas ou estragadas fora e muito menos de doar, pois estará ajudando a quem precisa. 

No caso dos itens que decidir manter, mas que são utilizados com menos frequência, o ideal é manter guardado em um guarda móveis, pois os itens não sofrerão danos e estarão em perfeitas condições quando forem necessários.

6. identifique todas as caixas

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas esquecem de identificar o que cada caixa contém, e isso, além de auxiliar a não quebrar os itens no transporte, ajuda muito na hora de desembalar as caixas na casa nova.

O ideal é deixar identificado o conteúdo da caixa e em qual ambiente os itens ali contidos deverão ser instalados, por exemplo: “porta-retratos / sala de estar”. Ou então a identificação deverá se referir à pessoa a que ela pertence, principalmente quando o conteúdo for vestuário ou calçados, por exemplo: “sapatos – Roberto”.

7. Contrate os serviços de transporte e montagem

Realizar cotações com empresas responsáveis pelo transporte e pela montagem dos móveis com antecedência é uma boa indicação, pois, muitas vezes, as empresas não têm disponibilidade na data desejada, principalmente se a consulta é realizada em cima da hora.

O transporte dos pertences que serão armazenados no box podem ser feitos com o próprio automóvel. No entanto, se for muita coisa, talvez valha a pena verificar com a própria empresa de self storage se eles possuem alguma parceria e condições especiais. Aqui na Storage Guarda-Tudo nós possuímos parceria com as melhores empresas de transporte do mercado.

8. Entrando na nova residência

Após realizar toda a mudança para a casa nova, é hora de começar a desembalar os pertences. E, nesse momento, o passo da identificação dos itens será muito valorizado!

Comece colocando os itens maiores e mais pesados nos lugares ideais, que você já havia planejado depois de medir todo o novo imóvel e estudar a disposição dos ambientes. Com os itens maiores instalados e devidamente montados, passe a desembalar os pertences que utiliza com mais frequência, como, por exemplo, as roupas do dia-a-dia, calçados mais usados, talheres, pratos e copos etc.

Caso o novo lar ainda não esteja finalizado, ou alguns ambientes ainda irão passar por reformas e manutenções, a dica é deixar os itens armazenados em segurança em um self storage, para não prejudicar o fluxo da casa nova e não atrapalhar os profissionais que farão os serviços necessários.

As vantagens de contar com um self storage na hora da mudança

Além de liberar espaço para a circulação dentro do novo imóvel, contar com um self storage na hora da mudança apresenta diversos benefícios, tais como:

  • Os objetos armazenados não sofrerão danos, como arranhões, amassados, riscos, respingos de massas, tintas ou outros materiais;
  • Somente você terá acesso aos pertences guardados, diferentemente de manter os itens ao alcance de outras pessoas, sejam os profissionais que estarão trabalhando na mudança/reforma ou até mesmo pessoas conhecidas, que podem “bisbilhotar” suas coisas;
  • Vigilância 24 horas. Os self storages contam com monitoramentos em suas dependências, garantindo mais segurança aos itens guardados em seu box. Além disso, caso tenha guardado itens de alto valor, também é possível realizar a contratação de seguros.

Aqui na Storage Guarda-Tudo nós temos as melhores condições de seguro do mercado, acesso ilimitado, sete dias por semana, até mesmo durante os feriados. Oferecemos recursos para auxiliar na organização de seu box, tais como caixas e carrinhos para auxiliar no transporte interno. Nossos contratos são realizados de maneira rápida, sem burocracias, podendo ser efetuados no ato da ocupação do box.

Entre em contato conosco e conheça outras vantagens de guardar seus pertences com a Storage Guarda-Tudo.

Recent Posts

Armazenamento Seguro para Produtos de Feiras e Eventos: Dicas para Empresas e Expositores

O setor de eventos é um dos mais rentáveis no Brasil, gerando negócios, networking e alto faturamento anualmente. Mas quem…

2 semanas ago

Como Armazenar Materiais de Construção em Segurança

Quem atua no ramo de construção civil sabe que é imprescindível contar com um espaço adequado de armazenamento para materiais…

3 semanas ago

Organização de Documentos: Como o Self Storage Pode Ajudar

Toda empresa gera e acumula documentos importantes ao longo de suas atividades comerciais. A prática de organização de Documentos é…

4 semanas ago

Vantagens do Self Storage para Pequenas e Médias Empresas de Logística

Os serviços logísticos são extremamente importantes para fazer com que todos os tipos de produtos cheguem às empresas e ao…

1 mês ago

Aluguel de grandes espaços: como vale a pena para empresas

Sabemos que o valor de compra e locação de salas empresariais pode ser mais alto conforme o tamanho do local.…

1 mês ago

Last Mile: entenda sua importância no e-commerce

Na última década, o setor de varejo passou por grandes transformações. A principal delas foi a transição das lojas físicas…

2 meses ago

This website uses cookies.