Categories: Artigos

Conheça as vantagens da terceirização no seu negócio

Quando uma empresa nasce, é natural que o dono acompanhe de perto a sua evolução e faça parte de todos os processos que envolvem seu crescimento. Porém, muitas organizações perdem oportunidades de crescimento por centralizar demais as tarefas.

As tarefas acabam  acumulando-se e optar pela terceirização de serviços pode ser  uma solução viável. Quando você se responsabiliza por absolutamente todas as tarefas necessárias, pode ser cansativo. Além disso, a estrutura física aumenta, assim como o número de equipamentos e o quadro de funcionários.

Atualmente, terceirizar serviços é uma alternativa que traz economia e aumenta a produtividade, pois permite que você fique mais focado na atividade-fim do negócio. Obviamente, a terceirização também oferece alguns riscos, mas eles podem ser minimizados a partir do conhecimento prévio. Que tal entender melhor esse assunto?

Quais são as vantagens da terceirização de serviços?

Como mencionado acima, uma das principais vantagens da terceirização é que você passa a ter mais tempo para focar nas atividades que geram resultados diretos, como as vendas e a prestação de serviços. Contudo, existem diversos outros benefícios:

  • Acesso a mão de obra especializada na atividade a ser desenvolvida;
  • Eliminação de diversas etapas burocráticas, como contratação e manutenção de funcionários;
  • Redução de custos diretos (como salários e encargos) e indiretos (como faltas, reposição de equipamentos etc.);
  • Otimização do tempo da equipe da empresa.

Além das vantagens mensuráveis, também existem aquelas que são subjetivas. Em muitas empresas, as atividades secundárias acabam gerando estresse e cansaço. Um exemplo são os funcionários que cumprem algumas atividades fora das funções para as quais foram contratados. Com o tempo, eles podem ficar desmotivados — o que reduz a produtividade além de poder acarretar em encargos trabalhistas inesperados.

Quais setores podem ser terceirizados?

São vários os setores que podem ser terceirizados, diminuindo custos e otimizando a produção. Vejamos alguns deles:

1. Gestão do Estoque e arquivo morto

Na qual é possível alugar um box para armazenar documentos, produtos e outros artigos da empresa, economizando espaço e dinheiro de aluguéis. Essa solução também oferece senhas e câmeras de vigilância, garantindo a segurança.

2. Limpeza

Se o seu negócio é muito grande e precisa de uma boa limpeza, este serviço pode ficar a cargo de uma empresa especializada no setor, reduzindo custos e burocracia relativos às contratações, além de melhorar a qualidade do serviço.

3. Manutenção de peças e computadores

Também pode ser terceirizado junto a uma empresa especializada, garantindo uma melhor estrutura de atendimento e um melhor serviço prestado.

4. Envio de mercadorias

A distribuição de suas mercadorias podem ser delegadas a uma empresa transportadora. O serviço torna-se mais flexível e ágil, principalmente quando se trata de longas distâncias.

5. Processos Contábeis

Manter uma equipe de contabilidade pode representar um alto custo para as empresas. Ter uma assessoria contábil como prestadora de serviços pode ser uma excelente alternativa.

6. Assessoria jurídica

Assim como acontece em relação à assessoria contábil, a terceirização dos serviços jurídicos é uma opção mais viável para empresas de pequeno e médio porte.

7. Recursos humanos

Empresas com muitos funcionários, precisam de uma gestão mais centralizada e bem organizada. A terceirização de recursos humanos, pode poupar espaço físico e esforços, além de reduzir custos.

9. Refeições

Para as empresas que contam com refeitórios, é válido considerar a alternativa de terceirizar o fornecimento das refeições. Hoje já existem serviços de entrega de alimentos congelados, que podem ser preparados em poucos minutos.

8. Segurança e vigilância

Toda empresa precisa cuidar dos seus bens materiais e colaboradores, e isso é indiscutível. Entretanto, o treinamento e contratação de funcionários para as atividades de segurança e vigilância nem sempre é uma tarefa fácil. Uma alternativa é buscar empresas que façam instalações e acompanhamento de câmeras, além do trabalho de treinamento para profissionais da área.

 

Como minimizar os riscos da terceirização?

Um pequeno risco existente na terceirização de serviços é a perda do controle sobre os processos. Entretanto, isso não chega a ser um problema caso as empresas contratadas sejam confiáveis e prestem serviços com alta qualidade. No fim das contas, o risco é o mesmo de qualquer contratação da empresa — da mesma forma que nem todos os funcionários são perfeitos, por exemplo.

Agora, a principal questão a ser observada diz respeito aos direitos trabalhistas. Do ponto de vista legal, nenhum trabalhador terceirizado pode ter uma rotina que caracterize uma relação entre empregador e empregado. Isso significa que o serviço terceirizado não deve ser operado constantemente dentro da empresa contratante, assim como os trabalhadores não devem cumprir ordens e horários estipulados diretamente por quem contrata. Em vez disso, devem responder a seus superiores dentro da hierarquia da empresa contratada.

Em geral, também não se pode terceirizar a atividade-fim da empresa, aquela caracterizada como principal fonte de receitas. Para evitar qualquer risco em relação à legislação, a recomendação é que a empresa sempre consulte um advogado ou assessoria jurídica.

De modo geral, as vantagens da terceirização aumentam a produtividade e clareza nos processos diários da empresa. Muitas vezes, o simples fato de liberar tempo e energia da equipe traz um aumento nos resultados.

Além disso, a terceirização permite que toda empresa faça o que nasceu para fazer, ou seja, a sua atividade principal. A longo prazo, isso também se traduz na manutenção de uma estrutura mais enxuta, o que é ótimo nos tempos de crise, já que reduz custos desnecessários e até mesmo gastos relativos a demissões.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para acompanhar o nosso blog com outras dicas de organização e armazenagem e baixar nosso ebook gratuito com mais informações.

Recent Posts

Guia para Iniciantes em Self Storage: Como Arrumar e Organizar seu Box

Mudança de casa ou de escritório, necessidade de organizar inventário ou de ter espaço extra para guardar produtos de e-commerce.…

1 hora ago

Otimizando a Logística de E-commerce: Como o Self Storage Pode Ajudar no Armazenamento de Produtos

Comercializar produtos via e-commerce é uma escolha de muitos empreendedores. Mas esse tipo de negócio demanda planejamento e estrutura para…

1 semana ago

Viagens de trabalho? Veja como o self storage pode te ajudar

Muitas pessoas levam a vida como nômades digitais, morando e trabalhando em cidades/países diferentes de tempos em tempos. Em outros…

4 semanas ago

Self Storage: Solução de espaço inteligente para representantes comerciais

Você é representante comercial e está precisando de espaço extra para guardar amostras, produtos e catálogos? Então o self storage…

1 mês ago

Processo de Separação: self storage pode ajudar casais

O processo de separação de um casal não costuma ser fácil, ainda mais quando é necessário separar bens, sair do…

1 mês ago

Protegendo seus Eletrônicos: Dicas para Armazenar de Forma Segura

Guardar muitos equipamentos eletrônicos em casa pode não ser uma boa solução em alguns casos. Afinal, esses itens podem ocupar…

2 meses ago

This website uses cookies.