Gerenciar custos faz parte da rotina de toda empresa que deseja crescer e ganhar mercado. Afinal de contas, os gastos rotineiros envolvem desde as questões mais simples – como o café oferecido aos colaboradores – até as mais complexas, como a logística, mão de obra e locação de espaço. Todos esses pontos influenciam diretamente no faturamento final da companhia.
Porém, neste contexto, vale ressaltar que existe uma gestão de custos além do que está na superfície do dia a dia de uma companhia. Tratam-se dos custos invisíveis, que são de difícil identificação, mas que podem se tornar altamente perigosos para os resultados finais da empresa.
Por isso, confira abaixo mais informações sobre o assunto e como você pode se proteger deles:
Em primeiro lugar, vale ressaltar que esses gastos não aparecem nos relatórios, análises ou orçamentos gerais da empresa. Por conta disso, sempre é difícil planejá-los ou controlá-los. E, justamente por esse motivo, acaba não sendo possível atribuí-lo a algum funcionário.
Esse tipo de fenômeno pode ocasionar impedimentos para a lucratividade da companhia. Além disso, tudo o que não possui nenhum tipo de controle pode causar problemas mais sérios a longo prazo.
Ficou curioso para saber em quais casos podemos encontrar custos invisíveis? Continue lendo!
Infelizmente, muitas empresas ainda não adotam técnicas de mapeamento da satisfação de seus funcionários. Além de ser importante para garantir qualidade de vida, essa atividade pode evitar gastos desnecessários por conta da falta de motivação.
Afinal de contas, um colaborador chateado com questões internas ou familiares tem a tendência de procrastinar ou ficar menos atento. Sem dúvida, isso diminui a produtividade e pode comprometer tanto o relacionamento com colegas quanto diversos processos dentro da empresa.
Muitas vezes, a burocracia para realizar etapas de trabalho vai além do limite, e por isso acaba criando processos nada flexíveis que apenas atrapalham o bom andamento da equipe.
E isso acontece porque, quando se perde tempo nisso, automaticamente a produtividade também fica comprometida. Dessa forma, o colaborador acaba não sendo capaz de desenvolver suas atividades num período contínuo por conta da espera da assinatura de papeladas e outras coisas que podem ser eliminadas do dia a dia da empresa.
Enquanto uns erram pelo excesso de burocracia, outros falham pela falta de processos produtivos de padronização. Afinal de contas, se cada colaborador ou departamento realizar a mesma atividade de forma diferente, a empresa nunca conseguirá, de fato, medir o tempo necessário para concluir os processos e isso poderá afetar o andamento de todo o trabalho.
Você já parou para pensar nos custos invisíveis que podem ser gerados no processo de administração, limpeza, controle de acesso e produtividade de seu estoque de materiais?
A solução para este tipo de questão é o guarda estoques, também conhecido como self storage. Popular em diversos países da Europa, essa facilidade está atraindo cada vez mais adeptos também no Brasil.
Assista ao nosso vídeo e saiba mais sobre self storage!
O setor de eventos é um dos mais rentáveis no Brasil, gerando negócios, networking e alto faturamento anualmente. Mas quem…
Quem atua no ramo de construção civil sabe que é imprescindível contar com um espaço adequado de armazenamento para materiais…
Toda empresa gera e acumula documentos importantes ao longo de suas atividades comerciais. A prática de organização de Documentos é…
Os serviços logísticos são extremamente importantes para fazer com que todos os tipos de produtos cheguem às empresas e ao…
Sabemos que o valor de compra e locação de salas empresariais pode ser mais alto conforme o tamanho do local.…
Na última década, o setor de varejo passou por grandes transformações. A principal delas foi a transição das lojas físicas…
This website uses cookies.