Você sabia que é muito importante organizar e armazenar arquivos e documentos? Isso porque, em alguns casos — como a garantia de um eletrodoméstico, por exemplo —, é necessário usar o documento original para comprovar a compra do produto.
A armazenagem de arquivos e documentos é uma tarefa necessária não só para exigir o conserto ou a troca de um produto que foi comprado e apresentou defeito. Ela também serve como prova em casos de notificação de pagamento de alguns tributos ou de algumas contas, como água, telefone e energia elétrica.
Essencial não só para pessoas físicas, o arquivamento de documentos também é muito importante para pessoas jurídicas, já que empreendimentos devem comprovar, em caso de exigência, o efetivo pagamento de tributos.
Os documentos relativos ao Imposto de Renda devem ser armazenados por 5 anos, pois esse é o período em que pode ser exigida a comprovação de tudo aquilo que foi descrito na declaração.
Existem algumas contas, como a de energia elétrica ou a de plano de saúde, as quais você pode solicitar um extrato com os pagamentos anuais. Assim, em vez de guardar os documentos de 12 meses, será necessário arquivar apenas um papel que representa a quitação pelo ano inteiro.
Os recibos referentes ao aluguel de um imóvel cujo contrato já encerrou devem ser arquivados por 3 anos. E fique atento: os documentos relativos ao pagamento de um financiamento ou de aluguéis vigentes devem ser guardados até o fim do contrato. O mesmo vale para os comprovantes de condomínio. Depois de deixar o imóvel, você deve armazenar esses arquivos por 10 anos.
Os documentos relacionados à aposentadoria por INSS deverão ser arquivados pelo prazo de 20 anos.
No caso de armazenagem de arquivos de pessoas jurídicas, é preciso prestar muita atenção, pois existem prazos definidos de acordo com cada esfera (municipal, estadual e federal). Além disso, há os documentos relativos à parte previdenciária, trabalhista, societários e comerciais.
Além da observação correta dos prazos, é preciso ainda definir qual a melhor forma de armazenar seus arquivos e documentos. Uma solução inteligente e prática é a utilização de um self-storage. Nesse tipo de armazenagem existe uma grande variedade de tamanhos de boxes que atenderão com segurança a sua necessidade.
É muito importante ter atenção e cuidado com os nossos documentos e arquivos, principalmente na forma como eles estão sendo armazenados. Lembre-se de que armazenar arquivos e documentos de maneira inteligente libera um espaço valioso na sua casa ou na sua empresa, que poderá ser aproveitado de uma maneira muito mais interessante.
Com nossas dicas ficou mais fácil de saber o que devemos armazenar e por quanto tempo em média, não é mesmo? Aproveite para conhecer melhor a solução de self-storage, assista o vídeo abaixo e tire todas as suas dúvidas!
A rotina de quem atua com decoração exige organização, previsibilidade e flexibilidade. Desde a guarda de móveis até o armazenamento…
De olho nas oportunidades, milhões de brasileiros estão soltando a criatividade e o senso de empreendedorismo a fim de buscar…
Se você quer saber como montar uma loja virtual, este artigo da Storage Guarda-Tudo é o ideal! Atualmente, muitas pessoas…
O cenário das vendas online exige mais do que apenas uma vitrine digital atraente; ele demanda uma operação logística impecável. …
A falta de espaço é um desafio recorrente na rotina empresarial. Desse modo, muitos escolhem o self storage para pequenas…
Planejar um evento corporativo ou uma feira de negócios exige controle absoluto sobre prazos, materiais e custos. Desde a produção…
This website uses cookies.