Sem dúvida, lidar com a sazonalidade é um dos principais desafios dos empresários. Afinal de contas, dependendo da época do ano, os hábitos de consumo variam, e caso a loja não esteja preparada, os prejuízos são inevitáveis.
Para driblar isso, comece o ano de olho no calendário de comemorações e estações. Primavera, verão, outono e inverno causam um grande impacto nas vendas, não somente de roupas – como biquínis, sungas e malhas – mas também no setor de cama, mesa e banho, artigos de esporte, calçados, entre outros. Quem trabalha com e-commerce, ainda enfrenta o desafio de lidar com uma alta quantidade de produtos no estoque, capazes até mesmo de prejudicar as novas vendas e a logística total do negócio.
Abaixo, você encontrará algumas dicas que irão te ajudar a reverter a sazonalidade, assim, o desenvolvimento da sua loja será favorecido. Veja as dicas da Storage Guarda Tudo:
1. Invista em marketing
Que tal criar um plano específico de marketing de conteúdo nas redes sociais para alavancar o nome do seu e-commerce? Trabalhar com técnicas de comunicação apuradas e criativas ajuda a manter a sua empresa na memória do cliente em todas as estações do ano.
Um exemplo interessante é descobrir novas formas de divulgação por meio de parcerias com outras lojas ou influenciadores digitais que tenham relevância com o público-alvo da sua marca.
2. Aposte em liquidações
Qualquer cliente fica atraído quando lê a palavra liquidação. Por isso, além de abrir as portas para receber novos consumidores em seu e-commerce, com uma liquidação você poderá eliminar um pouco do seu estoque das coleções passadas.
Caso você não deseje partir para preços tão baixos como o de uma campanha como essa, crie apenas promoções do tipo “segunda peça com desconto” ou até mesmo o tradicional “leve dois e pague um”.
3. Planeje o ano préviamente
Se a estação do ano mudou e o estoque da sua empresa ficou muito acima do normal, chegou a hora de ir para o escritório se planejar. Dessa forma, estude o motivo das vendas não terem alcançado o limite e, também, defina o motivo pelo qual a compra de matéria-prima ficou acima do normal.
Em casos de estoque parado e necessidade de abrir espaço para uma nova coleção, vale a pena mover os produtos para uma expansão de estoque em um box guarda estoques.
A seguir, faça uma pesquisa de mercado para compreender melhor quais são as tendências sazonais do ano e como tirar o melhor proveito disso para o seu e-commerce. Com uma boa dose de preparação, o ano seguinte pode ser muito mais produtivo para você!
4. Utilize um self storage como guarda-estoques para armazenar seus produtos
Um dos principais desafios de quem possui um e-commerce está relacionado a questões de logística. Afinal de contas, qual a melhor forma de guardar estoques e garantir uma entrega rápida e eficaz?
Certamente, o guarda-volumes, ou self storage, funciona como uma excelente solução para vencer os desafios causados pela mudança de estação. A partir do uso de boxes seguros e com condições climáticas e de higiene adequadas, o comerciante poderá guardar seus produtos com toda a segurança necessária.
Além de propiciar mais espaço ao seu e-commerce, o guarda estoques poderá lhe oferecer mais agilidade nos processos de entrega, pois poderá, até mesmo, funcionar como um ponto de distribuição.