Categories: Artigos

7 diferenças entre guarda-móveis e Self Storage

Terceirizar espaços para armazenagem é uma forma prática de resolver problemas de um cômodo ou sala muito apertados ou pouco produtivos em casa ou na empresa. Transferir documentos e móveis para outro lugar passa a ser uma opção conveniente e oferece um ganho de espaço considerável.

Nesse sentido, as principais opções de terceirização incluem o famoso e antigo guarda-móveis e o moderno self-storage. Você sabe qual é a diferença entre eles? Continue lendo e descubra 7 delas a seguir!

1. Estrutura

A primeira diferença diz respeito à estrutura dessas duas opções. O guarda-móveis possui uma estrutura mais genérica, já que é como se fosse uma espécie de galpão onde todos os móveis de diferentes clientes ficam armazenados juntos.

No self-storage, por outro lado, cada cliente possui o seu próprio box para armazenar seus pertences. Além disso, o cliente de um self-storage pode alocar os seus itens como desejar, enquanto no caso do guarda-móveis tradicionais isso fica a cargo da empresa.

No geral, isso faz com que a organização do self-storage seja muito maior. Compartimentada, cada pessoa encontra seus itens muito mais facilmente sem que móveis e objetos fiquem perdidos em meio aqueles de outras pessoas, por exemplo.

2. Segurança

Outra questão importante é a segurança — isso se dá em diversos setores. O guarda-móveis é uma área mais ampla e, com isso, possui muitas vulnerabilidades. Existe a chance de que essa espécie de galpão seja invadida e de que você tenha seus bens furtados ou mesmo depredados.

No caso do self-storage, a chance de isso acontecer é praticamente nula. O ambiente possui uma estrutura rígida de controle de acesso, além de contar com proteção individual para cada box. Além disso, há segurança em relação às condições do ambiente. No guarda-móveis, geralmente não há garantias de proteção contra intempéries, como enchentes, ou mesmo contra a incidência solar direta e aquecimento excessivo.

Já no self-storage essas condições são controladas, criando um ambiente neutro para os diversos materiais alocados ali e, principalmente, garantindo a consistência dessas condições.

3. Acesso

Ao contratar um guarda-móveis você deve deixar seus itens conforme acordado e só poderá vê-los novamente na hora de fazer a retirada prevista em contrato. Caso você precise buscar um móvel ou algo que ficou guardado dentro do galpão, precisará passar por uma etapa burocrática e que nem sempre dá resultados. Além disso, não há nenhum controle sobre quem acessa os itens, já que funcionários do local podem ter acesso mais ou menos facilitado.

Já o self-storage, como o próprio nome indica, é uma unidade individual. Uma vez que você tenha feito um aluguel de box, o acesso é exclusivo e só poderá ser feito por outra pessoa se você oferecer sua chave ou senha de acesso, por exemplo. Se você precisar buscar ou deixar novas peças, ou se precisar visitar seus itens por qualquer motivo que seja, poderá fazê-lo sem preocupações, dentro do horário de funcionamento da empresa.

4. Privacidade

Essa questão do acesso leva diretamente a outra diferença bastante considerável: a privacidade. Em um guarda-móveis é necessário entregar os itens para outra pessoa, que garante o seu armazenamento. Isso diminui consideravelmente a privacidade, já que os itens ficam expostos a muitas pessoas.

Por outro lado, o self-storage permite que só você conheça o conteúdo do seu box. Assim, você pode fazer quantas cargas e descargas desejar ou precisar. Especialmente no caso de arquivamento de documentos, isso é ainda mais importante. Dessa forma, você protege informações confidenciais ou que simplesmente não devam ser conhecidas por terceiros.

5. Utilidade

Em geral, é bastante comum que os guarda-móveis sejam limitados a exatamente isso: receber móveis e fazer o seu armazenamento, especificamente. Se você precisar guardar outros itens, como pertences pessoais ou documentos da empresa, terá de procurar outras possibilidades, o que leva a um gasto extra e uma perda de praticidade.

O self-storage, por sua vez, permite o armazenamento, dentro de regras básicas, de qualquer tipo de material ou produto. Não sendo explosivo, contaminante, radioativo, ou não se tratando de seres vivos, tudo pode ficar armazenado no self-storage. Isso torna essa opção muito mais útil e faz com que o espaço seja plenamente aproveitado para armazenar todo o tipo de itens necessários.

6. Limpeza

A limpeza é outro ponto a ser considerado por ser bem diferente nas duas opções. No guarda-móveis o espaço é mais amplo e há uma mistura de itens, o que faz com que haja mais focos de umidade, sujeira, insetos e roedores de maneira geral. Além disso, não há como garantir que o local está limpo, afinal, não é possível acessar o depósito.

O self-storage possui uma estrutura mais robusta e se preocupa mais com a limpeza do local. Todas as unidades são regularmente dedetizadas e corredores e áreas comuns são mantidos limpos.

Com a possibilidade de acesso a qualquer momento, o resultado é que é possível garantir a limpeza total e adequada da unidade, impedindo que itens sejam destruídos por condições relacionadas à sujeira.

7. Contrato

A forma de contratação completa a lista das principais diferenças entre as duas opções. No caso do guarda-móveis o contrato é feito por um período de tempo preestabelecido e que deve ser cumprido com o risco de haver multa, o que torna essa opção pouco conveniente.

Com o self-storage é diferente: os contratos são mensais, de renovação automática, mas não obrigatória. Assim, dá para utilizar a unidade pelo tempo necessário de maneira segura e sem precisar se preocupar com a permanência mínima nem máxima.

Um guarda-móveis e um self-storage diferem, em geral, quanto ao acesso, à segurança e ao contrato. Se você busca uma opção mais conveniente e segura, então o self-storage é provavelmente a melhor escolha.

Agora que você já sabe a diferença entre guarda-móvel e self-storage, ficou muito mais fácil não é mesmo? Saber que os seus pertences estão em segurança com certeza é algo fundamental na hora de fazer a sua escolha. Além disso, com uma solução de self-storage você pode armazenar outros itens e liberar ainda mais espaço em sua casa.  

Gostou das nossas dicas? Então aproveite e continue acompanhando nosso blog com mais dicas de organização e armazenagem. Ficou com dúvida? Entre em contato com a unidade mais próxima de você!

Recent Posts

Guia para Iniciantes em Self Storage: Como Arrumar e Organizar seu Box

Mudança de casa ou de escritório, necessidade de organizar inventário ou de ter espaço extra para guardar produtos de e-commerce.…

21 horas ago

Otimizando a Logística de E-commerce: Como o Self Storage Pode Ajudar no Armazenamento de Produtos

Comercializar produtos via e-commerce é uma escolha de muitos empreendedores. Mas esse tipo de negócio demanda planejamento e estrutura para…

1 semana ago

Viagens de trabalho? Veja como o self storage pode te ajudar

Muitas pessoas levam a vida como nômades digitais, morando e trabalhando em cidades/países diferentes de tempos em tempos. Em outros…

4 semanas ago

Self Storage: Solução de espaço inteligente para representantes comerciais

Você é representante comercial e está precisando de espaço extra para guardar amostras, produtos e catálogos? Então o self storage…

1 mês ago

Processo de Separação: self storage pode ajudar casais

O processo de separação de um casal não costuma ser fácil, ainda mais quando é necessário separar bens, sair do…

1 mês ago

Protegendo seus Eletrônicos: Dicas para Armazenar de Forma Segura

Guardar muitos equipamentos eletrônicos em casa pode não ser uma boa solução em alguns casos. Afinal, esses itens podem ocupar…

2 meses ago

This website uses cookies.