Uma pilha de papel aqui, um móvel antigo ali, dois ou três copos de café espalhados pelo escritório e, quando você vê, a desorganização no trabalho é geral. Há quem diga que ela contribui para a criatividade, mas, na maioria das vezes, ela prejudica seu desempenho e compromete a produtividade, criando um ambiente de verdadeiro caos para que você atinja seus objetivos diários. Veja o que a falta de organização no trabalho pode acarretar em sua carreira:
1. Concentração
Uma mesa de trabalho cheia pode até transmitir a ideia de que você trabalha bastante, mas também impede que você se concentre no que é realmente importante. Pilhas de papel, o porta-retrato da família, aquela caneca que você ganhou na Páscoa, tudo isso traz distrações que afetam o foco da sua atividade, levando a outro problema: a produtividade.
2. Produtividade
Quando você está disperso, preocupado com uma centena de coisas que estão paradas pelo seu escritório sem solução, fica praticamente impossível continuar trabalhando com a mesma performance, ou seja, você se torna improdutivo. E quando a produtividade cai, os resultados caem e você acaba ficando estressado.
3. Estresse
O estresse é outra consequência da desorganização no trabalho. Um ambiente carregado está diretamente ligado à forma como você guarda documentos e a disposição de móveis e arquivos que não são usados para nada mas estão lá, ocupando um espaço precioso, que acabam gerando ansiedade e estresse. O desejo de se livrar de tudo é enorme, mas você não sabe como resolver o problema, então vai postergando e empilhando os documentos pendentes em cima de um móvel, guardando os objetos que não têm mais serventia em outro, e o caos só vai aumentando, até que você fica cansado de tudo.
4. Cansaço
O cansaço provocado pela desorganização no trabalho não vem apenas dos efeitos físicos de ter que passar horas procurando por algo que está entocado em alguma gaveta, mas principalmente do cansaço mental que um ambiente carregado de coisas traz. É neste momento que você começa a ter ideias de como solucionar o problema, por isso, vamos dar uma força e trazer algumas ideias na sequência.
Como organizar o ambiente de trabalho
Comece livrando-se de tudo o que é supérfluo e que não precisa ser guardado. Móveis antigos podem ser vendidos, objetos não usados podem ser doados, documentos que não têm mais serventia podem ser descartados adequadamente. Faça uma verdadeira limpeza no seu ambiente de trabalho.
Em seguida, categorize o que sobrou identificando o que deve permanecer no seu local de trabalho, o que pode ser armazenado em outro lugar, o que as pessoas podem levar para suas casas, como pertences pessoais. Com relação aos documentos, você pode classificá-los pela importância ou pela necessidade de acesso (frequente ou não frequente).
Depois deste exercício, você pode buscar uma empresa de self-storage e locar um box para guardar aquelas coisas importantes mas que estão comprometendo seu espaço sem necessidade. Arquivos contábeis antigos, documentos da empresa e de clientes, pastas, arquivos, entre outros que não são manuseados com frequência podem ser armazenados em outros locais, liberando seu espaço de trabalho para coisas mais importantes e, por que não, para que você tenha uma vista do seu escritório melhor e um ambiente mais clean?
Você já sabia que a desorganização no trabalho poderia travar tanto assim o seu dia a dia? E que com estas dicas você pode torná-lo mais tranquilo e saudável? Ficou muito mais fácil não é mesmo? Agora é questão de se organizar e programar um dia de limpeza, e pronto, seu escritório ficará muito mais bonito e agradável. Se você gostou das nossas dicas, acompanhe o nosso blog e aproveite para baixar nosso ebook gratuito com mais dicas de organização.