Para entrar no mundo digital, muitos empreendedores estão em busca de aprender como montar um e-commerce.
Para isso, eles procuram o domínio ideal para hospedar o site, uma plataforma com funcionalidades e outras estratégias que podem ajudar no estoque e atendimento. Nem todos, todavia, sabem o que é necessário para montar a sua loja virtual de sucesso.
Por isso, neste artigo vamos mostrar porque os e-commerces são tão importantes nos dias de hoje, além de dicas sobre como montar um e-commerce de sucesso.
Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe!
Saber como montar um e-commerce faz com que o seu negócio tenha um diferencial em comparação a outras lojas que estão migrando para o digital.
No cenário em que vivemos, as pessoas estão cada vez mais imersas na tecnologia. Elas deixam de comprar na loja presencial para não precisar de deslocar e até evitar outros imprevistos que surgem no meio do caminho.
Os empreendedores que investem na tecnologia e buscam aprender as melhores estratégias para os consumidores saem disparados na frente de seus concorrentes.
A Magalu, por exemplo, foi uma das pioneiras na venda através de e-commerce. Só no primeiro trimestre de 2021, a empresa teve um aumento de 740% nos lucros e sua dona, Luiza Trajano, foi a única brasileira na lista de empresários mais influentes do mundo.
O resumo disso é que o digital é a melhor solução e maior aliada dos bons negócios.
Se você não entende bem de e-commerce mas quer investir nessa nova realidade para a sua empresa, existem algumas etapas importantes para montar uma loja virtual.
Separamos aqui 5 dicas essenciais, que vão mostrá-lo como montar um e-commerce de sucesso para a sua empresa. Veja:
O domínio é o endereço da sua loja. Enquanto as empresas físicas têm rua, número e CEP, os e-commerces possuem um link que redireciona para o negócio.
Com esse endereço eletrônico os consumidores têm acesso a todos os produtos da sua loja virtual. Porém, é importante escolher um nome que não seja tão complicado e que não tenha símbolos como @, pois isso pode dificultar a pesquisa.
Uma dica interessante é sempre usar endereços em português. Algumas palavras “aportuguesadas” podem até servir, mas você precisa estar ciente de que o seu público-alvo realmente entende aquilo.
O consumidor procura soluções quando opta pelo comércio digital. Ele não quer se deslocar até uma loja, não quer ficar horas procurando o produto que deseja pelas sessões e muito menos ter dificuldade no momento de pagar.
Por isso, uma dica essencial para você que está descobrindo como montar um e-commerce é oferecer vários meios de pagamento. Disponibilize PIX, boleto bancário, cartão de crédito e até parcelamento através de boleto.
Quanto maior for a variedade de pagamentos para o consumidores, mais possibilidades de compra são geradas.
Essa é uma etapa essencial para os e-commerces. A logística de estoque e envio diz muito sobre a organização da empresa e como o consumidor irá avaliar o pedido que fez.
Se o usuário compra um produto e ele chega errado, ou todo amassado, certamente essa será uma péssima experiência.
Para ter o controle de estoque, é possível estudar sobre as técnicas de PEPS e UEPS. Elas ajudam a organizar qualquer armazém e ter noção de como está o fluxo de entradas e saídas de produtos.
Uma opção interessante para o sistema de entregas é o Self Storage, que são compartimentos onde é possível guardar e armazenar os produtos da sua loja online. Além de ser mais barato para o comprador, é uma medida segura.
Sua loja virtual não precisa necessariamente de um canal de atendimento do tipo SAC. Porém, é importante que você ofereça ao menos um meio de atendimento que seja ágil para os consumidores.
Somente e-mail, por exemplo, nem sempre é a melhor opção. Além de ter pouca interação com os usuários, é também um pouco lento. Você pode oferecer e-mail e WhatsApp, que são duas funções que se complementam.
Se quiser investir um pouco mais, chatbots são interessantes para quem quer aprender como montar um e-commerce de sucesso. Além de ser inovador, encurta o caminho de muitos consumidores.
Por fim, é importante tomar cuidado com o cadastro de produtos para não colocar a quantidade errada no sistema. Se isso acontecer, o consumidor pode comprar um produto que não está no estoque e assim deixar a loja em uma saia justa.
Defina códigos específicos para cada mercadoria e confira sempre as informações antes de colocar qualquer anúncio de venda. Muita dor de cabeça pode ser evitada com esse passo simples.
Embora grande parte dos empresários esteja buscando informações sobre como montar um e-commerce, o seu pode ser um destaque no mercado.
Com essas 5 dicas você pode sair à frente dos concorrentes e planejar a melhor loja virtual do seu setor.
A principal dica que damos é sempre investir em melhorias contínuas para que a sua loja virtual atenda às expectativas dos consumidores. Assim, além de agradar ao seu público-alvo, o mercado verá o seu negócio com bons olhos.
Outro conselho é investir também em vários meios de entrega. O Self Storage tem crescido bastante no Brasil e é uma opção bastante interessante para os comerciantes.
Para saber mais sobre empresas, meios de entrega e outros assuntos como esse, continue no blog da Storage Guarda Tudo!
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