Para manter-se no mercado cada dia mais competitivo as empresas precisam encontrar soluções criativas para driblar as crises. E, apesar de parecer simples, uma atitude como essa exige uma boa dose de flexibilidade e planejamento.
Os desafios podem ser diversos, como alternativas para melhor engajamento da equipe, mudança de espaço por conta de fornecedores e clientes, entre outros. Porém, uma das principais dificuldades está relacionada à redução de custos.
Afinal de contas, todo gestor sabe que fazer um controle eficaz dos gastos evita uma série de dores de cabeça e ainda potencializa a capacidade de produção de qualquer equipe.
Diante disso, você sente que é hora de realizar mudanças – ainda que temporárias – no seu ambiente corporativo?
Confira abaixo algumas dicas especiais para te ajudar a organizar essa questão:
Onde se concentram os maiores gastos da empresa e de quais maneiras eles são controlados? A produtividade dos funcionários em determinadas áreas caiu ao longo dos anos? Onde acontecem as taxas mais incidentes de desperdício?
Todas essas perguntas precisam ser respondidas para que você monte um mapa de calor de onde os gastos devem começar a ser cortados. Para isso, no entanto, é exigido um conhecimento profundo do funcionamento da empresa como um todo e também de cada setor separadamente.
Se necessário, conte com a ajuda dos gestores de cada área, mas não menospreze a importância desse primeiro passo, pois ele servirá também para medir os resultados.
Nesse contexto, vale ressaltar que nem todos os gastos da empresa de fato podem ser mensurados. Existem os chamados custos invisíveis, que são de difícil percepção e ao mesmo tempo muito perigosos.
Eles envolvem situações como desmotivação dos funcionários – que acabam produzindo menos e, como consequência, prejudicando o andamento do setor -, etapas muito burocráticas que complicam os processos de trabalho, além de uma falta de padronização.
Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo Entenda como identificar os custos invisíveis da sua empresa.
Ao seguir os passos citados acima, certamente a sua equipe de facilities – ou seja, de profissionais que cuidam do espaço físico – também será movida a pensar em mudanças.
Afinal de contas, um gasto expressivo de uma empresa acontece no âmbito dos custos com contas de água, luz, ajustes de encanamento, fiação, telefonia, limpeza, entre outros.
Sendo assim, você já parou para pensar que mudar para um local menor ou diminuir o número de locações do seu negócio pode ser uma alternativa inteligente?
Geralmente, quem almeja tomar essa atitude se preocupa com o armazenamento dos móveis e de documentos sigilosos que necessitam ser consultados ocasionalmente.
Nesse contexto, certamente a melhor solução é trabalhar com o self storage, também conhecido como guarda estoques.
Com mais de 25 anos no mercado, a Storage Guarda-Tudo conta com espaços nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Entre as vantagens desta solução, podemos destacar o acesso gratuito e ilimitado aos boxes – que são individuais e de tamanhos diversos – e baixo custo, pois você não precisará se preocupar o pagamento do IPTU e outras contas frequentes, como condomínio, luz, água e segurança.
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