Entenda como identificar os custos invisíveis na sua empresa

Gerenciar custos faz parte da rotina de toda empresa que deseja crescer e ganhar mercado. Afinal de contas, os gastos rotineiros envolvem desde as questões mais simples – como o café oferecido aos colaboradores – até as mais complexas, como a logística, mão de obra e locação de espaço. Todos esses pontos influenciam diretamente no faturamento final da companhia.

Porém, neste contexto, vale ressaltar que existe uma gestão de custos além do que está na superfície do dia a dia de uma companhia. Tratam-se dos custos invisíveis, que são de difícil identificação, mas que podem se tornar altamente perigosos para os resultados finais da empresa.

Por isso, confira abaixo mais informações sobre o assunto e como você pode se proteger deles:

Em primeiro lugar, vale ressaltar que esses gastos não aparecem nos relatórios, análises ou orçamentos gerais da empresa. Por conta disso, sempre é difícil planejá-los ou controlá-los. E, justamente por esse motivo, acaba não sendo possível atribuí-lo a algum funcionário.

Esse tipo de fenômeno pode ocasionar impedimentos para a lucratividade da companhia. Além disso, tudo o que não possui nenhum tipo de controle pode causar problemas mais sérios a longo prazo.

Ficou curioso para saber em quais casos podemos encontrar custos invisíveis? Continue lendo!

Funcionários desencorajados

Infelizmente, muitas empresas ainda não adotam técnicas de mapeamento da satisfação de seus funcionários. Além de ser importante para garantir qualidade de vida, essa atividade pode evitar gastos desnecessários por conta da falta de motivação.

Afinal de contas, um colaborador chateado com questões internas ou familiares tem a tendência de procrastinar ou ficar menos atento. Sem dúvida, isso diminui a produtividade e pode comprometer tanto o relacionamento com colegas quanto diversos processos dentro da empresa.

Burocracia

Muitas vezes, a burocracia para realizar etapas de trabalho vai além do limite, e por isso acaba criando processos nada flexíveis que apenas atrapalham o bom andamento da equipe.

E isso acontece porque, quando se perde tempo nisso, automaticamente a produtividade também fica comprometida. Dessa forma, o colaborador acaba não sendo capaz de desenvolver suas atividades num período contínuo por conta da espera da assinatura de papeladas e outras coisas que podem ser eliminadas do dia a dia da empresa.

Processos sem padronização

Enquanto uns erram pelo excesso de burocracia, outros falham pela falta de processos produtivos de padronização. Afinal de contas, se cada colaborador ou departamento realizar a mesma atividade de forma diferente, a empresa nunca conseguirá, de fato, medir o tempo necessário para concluir os processos e isso poderá afetar o andamento de todo o trabalho.

Falta de otimização na armazenagem de produtos

Você já parou para pensar nos custos invisíveis que podem ser gerados no processo de administração, limpeza, controle de acesso e produtividade de seu estoque de materiais?

A solução para este tipo de questão é o guarda estoques, também conhecido como self storage. Popular em diversos países da Europa, essa facilidade está atraindo cada vez mais adeptos também no Brasil.

Assista ao nosso vídeo e saiba mais sobre self storage!

Storage Guarda-Tudo

Storage Guarda-Tudo

Sistema Self storage, muito difundido nos EUA e na Europa, o cliente guarda,tranca e leva a chave, só ele tem acesso ao boxe. Segurança 24hrs, controle de acesso, sistema de cameras com gravação de imagem.
Storage Guarda-Tudo
Storage Guarda-Tudo

Latest posts by Storage Guarda-Tudo (see all)

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *