Além de uma boa gestão financeira, um lojista deve estar preparado para lidar com questões relacionadas à experiência do cliente ao entrar no espaço de venda de seus produtos.
Dessa forma, decoração, boa sinalização, prateleiras organizadas e fluidez são apenas alguns dos itens essenciais para lojas de qualquer setor.
Se o seu desejo é se destacar neste quesito, apresentamos algumas sugestões que irão te ajudar! Veja:
Crie o conceito
Ao contrário do que muita gente pensa, uma loja não é apenas um local para armazenar produtos à venda.
Na verdade, esse espaço proporciona uma experiência nos mais diversos aspectos, que vão desde a iluminação até o valor pessoal agregado ao item vendido na loja.
Portanto, antes de tudo, faça pesquisas sobre espaços nacionais e internacionais que usam este conceito de experiência com seriedade.
A partir disso, relacione este valor com o público que você trabalha e comece a pensar como transmitir mensagens específicas por meio da decoração e da arquitetura.
Profissionais destas áreas, além de artistas e paisagistas, poderão realizar consultorias para lhe auxiliar nessa área.
Invista numa boa sinalização
Apesar do conceito estético, uma loja deve ser um espaço intuitivo. Afinal de contas, uma das piores experiências para um comprador é se perder na loja, ou então enfrentar muitas dificuldades para encontrar algum item do estoque.
Por isso, não deixe de levar em consideração este fator. Se necessário, crie placas de sinalização e inclua funcionários treinados para auxiliarem os clientes durante as compras.
Capacite seus colaboradores
Falando nisso, vale ressaltar que uma parte essencial da experiência do usuário em sua loja se deve ao tipo de atendimento. Dessa forma, o lojista precisa colocar como foco a capacitação de seus funcionários.
Esse treinamento consiste tanto no conhecimento dos produtos disponíveis para venda quanto no trato com os clientes, a melhor maneira de abordá-los e como resolver situações delicadas.
Ainda é importante destacar que sua política de recursos humanos fará toda a diferença no dia a dia da loja. Afinal de contas, funcionários satisfeitos e que se sentem parte da equipe tendem a ser mais solícitos e abertos ao clima amistoso que o espaço de venda deve oferecer.
Renove seus produtos
Durante o cumprimento dessas dicas, provavelmente você irá perceber que precisa realizar algumas mudanças e atualizações na sua loja. Seja na decoração, na equipe ou no estoque, esteja aberto a novas possibilidades e não tenha medo de tentar.
Evite o acúmulo de peças, manequins e móveis desnecessários adotando a solução do self storage, também conhecido como guarda-estoques.
A Storage Guarda-Tudo conta com unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, e oferece a você toda a segurança e agilidade necessária para guardar seus produtos.
Os boxes são individuais, de tamanhos variados e apenas pessoas autorizadas têm acesso ao seu conteúdo. Dessa forma, você poderá armazenar manequins, peças antigas, prateleiras e outros produtos que não servem mais para o formato da sua loja sem abrir mão do seu espaço atual ou tendo que vendê-los.