Você já parou para pensar quais são os valores necessários para que uma empresa conquiste seu espaço no mercado e tenha uma gestão eficaz?
Certamente, essa é uma questão que envolve muitos pontos, alguns deles até mesmo controversos entre especialistas.
No entanto, existem aspectos essenciais que servem como pilares para que uma empresa cresça de maneira saudável financeiramente e também em gestão.
De maneira simples, o controle eficaz exige uma série de boas práticas e ferramentas utilizadas para saber o que está acontecendo na empresa.
Isso é necessário porque, muitas vezes, empreendedores não conseguem levantar rapidamente como está o funcionamento dos departamentos e, com isso, acabam não criando planos eficazes para evitar e reverter situações adversas.
Dessa forma, a maneira de não enfrentar dificuldades desse tipo consiste no investimento em indicadores de desempenho, ou seja, dados estruturados que servem para embasar as mais diversas tomadas de decisões em uma empresa.
Outra forma de realizar o controle é por meio de softwares ou métodos específicos de gestão de finanças. Essas ferramentas devem contar com objetivos tais como equilíbrio entre crédito e cobrança, maior controle de caixa, eficiência no controle de contas a receber e a pagar, entre outras.
Vale ressaltar que os sistemas de controle não são essenciais apenas para empresas de grande porte, mas também para negócios menores, principalmente quando a modelagem financeira está sendo definida.
Além das habilidades de gerenciamento de departamentos, outro ponto essencial para uma empresa de sucesso é o desenvolvimento das soft skills, ou seja, das habilidades interpessoais e também de personalidade.
Elas envolvem questões como:
Além disso, vale também ressaltar pontos como comunicação verbal, capacidade de gerenciamento de conflitos, adaptabilidade e desenvolvimento de valores humanos e sustentáveis.
Outro ponto essencial diz respeito a como a empresa busca aumentar sua lucratividade. De maneira geral, existem duas maneiras que podemos destacar que são o aumento das vendas e a redução de custos.
Veja também: Reduzir temporariamente o tamanho do escritório pode ser uma solução.
Criar estratégias de marketing e desenvolver as equipes com treinamentos constantes pode ser uma excelente solução. Porém, é importante ressaltar que o aumento de vendas está intrinsecamente ligado ao conceito de redução de custos, pois a partir dele é possível realizar novos e mais assertivos investimentos.
Uma estratégia interessante para reduzir custos é a terceirização. E engana-se se você está pensando apenas na terceirização de um funcionário.
Você pode, por exemplo, guardar seu estoque ou documentos da empresa em self storage. Dessa forma, você conseguirá ir para um imóvel menor ou liberar mais espaço para alocar novos funcionários e atender uma demanda maior de clientes, melhorando a experiência deles e gerando mais lucro.
O self storage te livra de despesas com aluguel, IPTU, contas de água e luz, além de manutenções constantes, o que pode fazer toda a diferença no orçamento de uma empresa.
O que acha de conhecer uma solução de guarda-estoques – também conhecido como self storage – para armazenar móveis e objetos que não serão mais usados no novo espaço físico?
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