De acordo com dados do Sebrae, em 2017, no Brasil, a taxa total de empreendedorismo (TEE) foi de 36,4%, o que significa que de cada 100 brasileiros adultos, que têm entre 18 e 64 anos, 36 deles estavam conduzindo alguma atividade empreendedora. A pesquisa ainda destaca que, em números absolutos, isso significa que quase 50 milhões de brasileiros empreendem no país atualmente.
Entretanto, por mais sedutora que pareça a ideia de ser seu próprio chefe ou mesmo de ver um sonho realizado, o caminho do empreendedorismo pode ser tortuoso e difícil.
Preparamos 5 dicas para os empreendedores que estão iniciando a percorrer essa trajetória, que devem auxiliar no sucesso de seu negócio.
Valide sua ideia
Muitos empreendedores atualmente possuem ideias totalmente inovadoras, muitas vezes vinculada ao desenvolvimento de algum tipo de plataforma ou tecnologia. Entretanto, é necessário checar se o seu produto ou serviço será visto como algo de valor para seu público-alvo. Faça um trabalho de campo, converse com as pessoas que você acredita que mais seriam impactadas pela sua ideia. Depois deste trabalho de campo, você perceberá que terá que fazer diversos ajustes ao seu projeto inicial, mas não enxergue isso como algo negativo, pelo contrário, seu produto será lançado tendo sido validado pelo público que você quer atingir.
Desenvolva seu plano de negócio e de marketing
Elabore um plano de negócios de longo prazo para sua empresa. É nesta etapa que terá que ficar claro como você irá monetizar seu negócio, ou seja, como gerará receita: por meio de venda de um produto, oferta de um serviço, venda de publicidade etc.
Também é interessante traçar um plano de marketing, para que você consiga identificar quais os melhores canais para se comunicar com seu público.
Monte seu time
Uma equipe de confiança, responsável e que se sinta à vontade para tomar decisões na sua ausência é essencial para a sobrevivência da sua empresa. É interessante também buscar profissionais qualificados de áreas-chave como financeiro, marketing ou atendimento ao cliente, para que possam ajudá-lo a estruturar os pilares da empresa de maneira sólida.
Economize espaço e dinheiro utilizando um coworking
Muito utilizado nas grandes capitais, o coworking é um espaço de trabalho com todo o conforto e infraestrutura de um escritório, e que pode ser alugado para empresas com equipes reduzidas ou, até mesmo, em dias estratégicos que o profissional queira fazer uma reunião, por exemplo.
É a solução ideal para os empreendedores que ainda não se desvincularam de seus antigos empregos, ou para aqueles que ainda não podem investir no aluguel de um escritório.
Self storage como solução de armazenagem
Se o coworking é uma solução para economizar com aluguel de escritório, o self storage é a melhor alternativa para o empreendedor que necessita de espaço para guardar estoque ou armazenar documentos.
Por meio do aluguel de um box – que é muito mais barato do que alugar um galpão- você tem um espaço na medida certa para guardar objetos de valor, equipamentos, documentos, itens de seu estoque, entre outras coisas.
Tudo isso, contando com um sistema de controle de acesso e vigilância 24h que garantem segurança e a integridade de seus bens.
Confira também o texto sobre 06 custos que você pode cortar na sua empresa e aumentar sua margem de lucro
Como saber mais sobre o self storage?
Entre em contato com a equipe de consultoras da Storage Guarda-Tudo, que está à sua disposição com todas as informações sobre essa economica solução de armazenamento. O self storage é sucesso garantido para seu negócio. Sem fiador e sem burocracia. Sob medida para sua necessidade.
Além disso, a Storage Guarda-Tudo atua há mais de 27 anos e já atendeu mais de 18.000 clientes em suas unidades nas cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Entre em contato conosco e conheça mais.