Papeis, lápis, canetas, clipes, gominhas: esses são apenas alguns dos objetos que parecem se multiplicar no escritório e entupir as suas gavetas. Em casa não costuma ser muito diferente. Basta abrir o guarda roupa para se deparar com dezenas de camisetas, pijamas, lenços, cachecóis, roupas íntimas… Existe algum jeito de organizar tudo isso? Sim, e ele é bem simples. Você só precisa seguir os truques de como organizar gaveta que separamos. Confira:
Avalie a utilidade do que você tem
O primeiro passo para organizar as suas gaveta é tirar um pouco do seu tempo e revirar o armário. Nesse momento, é muio importante que você dê uma boa olhada em todos os itens guardados e avalie a utilidade de um por um. Doe ou jogue fora tudo aquilo que você não usa mais. Esse desapego é fundamental tanto com roupas quanto com papeis e documentos!
Destine cada coisa ao seu lugar
Se você está na dúvida de quais roupas devem ser guardadas na gaveta e quais devem ser mantidas nos cabides, dê uma olhada nessa lista:
Nas gavetas
- Camisetas.
- Regatas.
- Suéteres.
- Roupas de academia.
- Roupas íntimas.
- Pijamas.
- Lenços.
- Cachecóis.
Nos cabides
- Blusas.
- Calças.
- Blazers.
- Ternos.
- Saias.
- Vestidos.
- Cintos.
Classifique os itens por uso
A lógica, aqui, é bem simples: as roupas mais usados e os documentos devem ficar nas gavetas de cima; enquanto que os menos usados, nas gavetas mais baixas. Sendo assim, roupas íntimas e documentos de identificação pessoal, por exemplo, devem ser priorizados e ganhar um cantinho nas primeiras gavetas.
Organize os itens por cores
Além de ficar bonito, esse método ajuda na hora de procurar um item. Mas, antes de agrupar as roupas com tons parecidos, divida-as por tipos. Por exemplo: camisetas em um canto, regatas no outro.
Atenção ao jeito de dobrar
Dobre as roupas no mesmo tamanho para facilitar a visualização e manter as pilhas equilibradas. Você pode contar com a ajuda de pranchas de papelão — além de darem a forma, essas placas permitem deixar as peças “em pé”, o que economiza ainda mais espaço!
Conte com a ajuda de divisórias
As divisórias são outra dica bastante útil. Além de separar cada item em categorias — sobretudo, as roupas íntimas e os acessórios da moda —, elas são muito práticas e representam uma mão na roda para a manutenção da organização com o passar do tempo. Se você quiser, pode montar uma divisória em casa com isopor ou papelão. Basta recortar esses materiais com estilete e montar o organizador com cola.
Mantenha tudo no lugar no lugar
Lembre-se de que manter as gavetas organizadas é mais fácil do que colocá-las em ordem de tempos em tempos. Portanto, tenha sempre em mente a seguinte regra: “se tirou, guarde no lugar”. Acredite, esse hábito é simples e faz muita diferença.
Se mesmo com todas essas dicas você tem dificuldade de manter cada coisa em seu lugar, considere um solução em self storage para mandar a bagunça para longe! Conheça o trabalho que a Storage Guarda-Tudo oferece. Basta acessar o nosso site e entrar em contato com a gente!