Antiquário pode ter algumas definições diferentes, mas, de maneira geral, sua etimologia indica o termo “antiqua”. Por isso, não fica tão difícil relacionar com a palavra antigo, ou arcaico e até mesmo antiquado.
Os bons antiquários abrigam produtos de alta qualidade, muitas vezes fabricados com madeiras nobres, metais preciosos, cerâmica e até mesmo pedras como, rubis e esmeraldas. Geralmente, a conservação dos produtos é excelente e é possível adquiri-los para realizar uma decoração especial em casa.
Dessa forma, itens como castiçais, chapeleiras, baús e cristaleiras – que hoje em dia não fazem parte mais do nosso uso diário – são vendidos para os admiradores do bom gosto e requinte das gerações passadas.
Dicas para o seu antiquário
Se você ficou interessado em criar um antiquário ou dar uma repaginada no seu, veja a seguir algumas dicas imperdíveis sobre o assunto:
- Em diversas cidades e países, existem associações oficiais de antiquários. Quem trabalha no setor pode entrar em contato e ficar por dentro de eventos, feiras e exposições de compra de novos produtos, bem como reuniões de colecionadores interessados em adquirir novos materiais.
- Se comparado com a Europa, a história do Brasil ainda é recente. Portanto, muitas das chamadas antiguidades do país referem-se às décadas de 50 e 60. No entanto, vale ressaltar que vale a pena buscar e pesquisar objetos mais antigos que isso, até mesmo importados.
- Para evitar o acúmulo desnecessário de produtos no antiquário, o ideal é contar com um guarda-estoques, ou self storage, para armazená-los.
Por que guardar o acervo do seu antiquário em um self storage?
Self storages são ambientes seguros, monitorados por câmeras e que só permitem o seu acesso e das pessoas que você designar.
Dessa forma os objetos ficam protegidos tanto de ladrões quando de possíveis acidentes com pessoas transitando no local.
Os self storages também são bem arejados, mantendo os objetos a salvo.
Confira as vantagens de guardar o seu acervo na Storage Guarda-Tudo, são mais de 25 anos de tradição!