organizar a casa na quarentena

Como aproveitar a quarentena para organizar a casa

Vivemos em um momento de muita tensão, preocupação e incerteza. Mas, já que é preciso ficar isolado dentro de casa, por que não aproveitar esse momento para tornar o ambiente de casa mais agradável?

Pensando nesse período, no qual precisamos manter nossas mentes saudáveis, que decidimos criar esse material, a fim de auxiliar a encontrar uma forma de aproveitar o tempo da quarentena do COVID-19 (coronavírus) para se ocupar de uma forma muito produtiva: organizando o seu lar.

Sabemos que, nesse momento, muitas pessoas estão trabalhando de suas casas e é importante manter a rotina de trabalho no home office, até mesmo para não haver queda na produtividade e, nem mesmo, prejudicar a divisão entre a vida pessoal e profissional. Por isso, optamos em trazer dicas e sugestões de atividades que podem e devem ser feitas durante o tempo livre.

Além disso, existe outro fator que não pode ser ignorado: em muitos lares, as crianças e adolescentes também estão sobre isolamento social, não tendo aulas presenciais e nem saindo para realizar as atividades habituais. Também traremos aqui algumas dicas para conseguir aproveitar essa “equipe extra” em casa. Confira!

Dicas para manter a casa organizada durante o isolamento social

1. Comece aos poucos

Não adianta querer organizar a casa toda de uma vez! Essa, na verdade, é a melhor estratégia para não conseguir organizar a casa!
A nossa dica é: comece por onde é prioridade. Aquela estante da sala que, há tempos, você ensaiava organizar, ou aquela sapateira das crianças que contém muitos calçados que já não servem mais. Defina alguns locais que são prioritários e precisam de mais atenção e inicie por eles.

2. Organize por categoria

Começou a mexer na estante de livros primeiro, pois precisava de uma atenção especial? Ótimo! Então, a partir de agora, foque em todos os locais da casa em que contenham livros, seja a escrivaninha dos filhos, escritório, revisteiros da sala de estar, tudo o que se enquadra na mesma categoria.

3. Hora de desapegar

Organizando a casa por categorias também é uma forma muito mais fácil de identificar a quantidade de itens que você acumula ao longo do tempo.

Nesse momento, é hora de exercitar a lei do desapego. Para isso, a nossa sugestão é que você separe esses itens em 4 pilhas:

  • Manter: coloque nessa pilha apenas os itens que são realmente essenciais e utilizados com muita frequência;
  • Doar: separe aqui quais deles ainda estão em bom estado, mas você já tem algo similar que atende ou não utilizará mais e poderão ser doados;
  • Armazenar: inclua nessa pilha os pertences que não são utilizados com frequência, mas que você ainda precisará e vale a pena manter guardado. Para armazená-los, o ideal é encontrar um local seguro, bem como um sótão ou porão, caso tenha em casa, ou, como a maioria das pessoas tem feito ultimamente, em um box de self storage.

Observação: Não adianta desocupar um local com esses pertences e guardá-los em outro local útil da casa, como garagem, lavanderia etc. Fazendo isso, você estará apenas transferindo a bagunça para outro local.

  • Descartar: nessa pilha deverão ser colocados apenas os itens que já não têm mais serventia e não se encontram em bom estado para serem doados.

4. A casa é de todos e a organização também

Essa dica vale tanto para a organização ser mais rápida quanto para envolver as crianças e adolescentes que estão em casa nesse período de quarentena. Afinal, assistir filmes, jogar no computador, celular ou videogame e leituras não são suficientes para suprir as energias acumuladas da garotada.

Por isso, contar com a ajuda deles para a arrumação é uma ótima forma deles se sentirem úteis e ativos. Vale a dica de distribuir tarefas, que podem ser divididas de acordo com a altura e peso que for preciso carregar. Além disso, orientá-los a realizar, eles mesmos, uma seleção dos brinquedos, roupas. calçados e livros que irão doar também é uma forma de incentivá-los a serem solidários.

Saúde em primeiro lugar

Em tempos de pandemia, como a que estamos vivendo atualmente, é fundamental reforçar a higienização da casa e o momento da organização pode ser ideal para realizar a limpeza dos locais menos utilizados da casa, bem como móveis que não são fáceis de limpar.

E, também, vale lembrar que é essencial realizar a higienização correta das mãos, lavá-las sempre que possível ou utilizar álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) e evitar tocar a região da face, principalmente nariz, olhos e boca. E, se possível, permaneça em casa.

Storage Guarda-Tudo

Storage Guarda-Tudo

Sistema Self storage, muito difundido nos EUA e na Europa, o cliente guarda,tranca e leva a chave, só ele tem acesso ao boxe. Segurança 24hrs, controle de acesso, sistema de cameras com gravação de imagem.
Storage Guarda-Tudo

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *