5 maneiras de otimizar o espaço físico da empresa

5 maneiras de otimizar o espaço físico da empresa

O metro quadrado está cada vez mais caro e, atualmente, muitas empresas sofrem com a falta de espaço. Entretanto, o problema pode ser solucionado com algumas medidas simples — e que não envolvem alugar um imóvel mais caro!

No post de hoje, apresentamos algumas soluções práticas e acessíveis para você otimizar o espaço físico da empresa. Continue a leitura!

1. Escolha mesas com formato ergonômico

Mesas ergonômicas têm, justamente, o objetivo de otimizar o espaço. Assim, encaixando-se em qualquer lugar, elas oferecem o espaço suficiente para que o trabalho cotidiano seja realizado com conforto e tranquilidade. Por ocupar pouco espaço, ela pode ser facilmente adaptada a alguns cantinhos na sua empresa que, antes, estavam sem uso.

2. Instale armários altos nas paredes

Talvez você reconheça o cenário: as estantes e mesas estão abarrotadas, enquanto as paredes da empresa permanecem vazias e apresentando um enorme espaço sem utilização. É o caso da sua empresa? Então comece agora mesmo a fazer proveito desse espaço com a instalação de armários altos nas paredes. A medida acrescentará importantes espaços de organização, que podem ser utilizados para guardar os mais diversos tipos de materiais.

3. Invista na iluminação

O espaço pequeno e lotado de uma empresa, além de oferecer um problema físico, também pode passar uma sensação de sufoco e desconforto para os funcionários. Portanto, para tornar o ambiente visualmente mais amplo, invista em uma iluminação clara e de qualidade. Além do benefício de parecer “ampliar” o ambiente, a boa iluminação também colabora com a produtividade e a concentração da equipe.

4. Descarte regularmente o que não for necessário

Assim como acumulamos inúmeros papéis e objetos ao longo dos anos em nossas próprias casas, o mesmo acontece nas empresas. Equipamentos ultrapassados, móveis quebrados, papéis inúteis, objetos de decoração descartados… Faça uma limpa geral no ambiente, separando tudo o que pode ser reaproveitado e o que pertence a lixeira. Além de deixar o ambiente muito mais organizado, você também se livrará de tudo o que estava ocupando espaço desnecessário.

5. Considere a possibilidade de um self-storage

O arquivamento de documentos  é algo comum de acontecer, pois apesar de não terem mais utilidade prática, a lei manda que eles sejam armazenados por determinados anos — o prazo muda de acordo com o documento. Da mesma forma, é possível que sua empresa precise armazenar uma grande quantidade de estoque, maior do que seu espaço físico consegue comportar com tranquilidade.

Pense bem: tudo isso precisa realmente estar na empresa ao lado dos colaboradores? São itens utilizados com frequência? Em uma empresa, há objetos e documentos que passam anos sem serem procurados. Uma ótima solução para esses casos é alugar um self-storage. A vantagem é que você poderá alugar um espaço do tamanho das suas necessidades, pagando um valor muito menor do que a diferença de aluguel de um escritório maior.

Além de liberar espaço na empresa, o self-storage manterá os seus objetos ou documentos seguros: apenas você terá a senha de entrada, e o local é protegido 24 horas por dia e feito para manter longe a poeira, o mofo e a umidade.

Ufa! Que alívio, não é mesmo? Agora você pode organizar melhor a sua empresa e liberar mais espaço para o conforto de todos! Com nossas dicas, ficou muito mais fácil de conseguir otimizar o espaço físico da empresa de forma eficiente, garantindo além de mais espaço, uma melhor organização do ambiente. Agora que você já aprendeu tudo isto, que tal conhecer outras dicas de organização? Acompanhe o nosso blog e aproveite para baixar o nosso ebook gratuito!

Melhores dicas de organização para otimizar os seus espaços

Storage Guarda-Tudo

Storage Guarda-Tudo

Sistema Self storage, muito difundido nos EUA e na Europa, o cliente guarda,tranca e leva a chave, só ele tem acesso ao boxe. Segurança 24hrs, controle de acesso, sistema de cameras com gravação de imagem.
Storage Guarda-Tudo

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *