Normalmente, reforma em casa é sinônimo de quebradeira e dor de cabeça. Mas o planejamento pode ser algo bem divertido com a ajuda da tecnologia. No “Olhar na Web” desta semana selecionamos aplicativos que vão ajudar você a projetar ambientes como um verdadeiro arquiteto e decorar como um verdadeiro designer de interiores. Vamos lá?!
Inard Floor PlanHouzz InteriorHome design 3Make your homeDvision SystemsBuild App ViewerOzpdaMark on callSensopiaHandy Soft
Encontramos apps interessantes nas duas principais plataformas de smartphones: iOS e Androids, mas também há opção pra usar algumas ferramentas direto na web. Nos aplicativos mais completos, é possível criar e desenhar plantas internas e externas da casa. As interfaces são bastante intuitivas e fáceis de usar; basta arrastar e soltar os objetos para ir compondo a diagramação.
Outros apps usam uma espécie de realidade aumentada para identificar o espaço que você quer reformar. Basta aponta a câmera do aparelho para as arestas e começar a marcar os cantos; simples assim. Depois você tem as opções para acrescentar portas, móveis , janelas e outros detalhes. Essas ferramentas também ajudam a resolver problemas de espaço, uma vez que você pode experimentar diversas posições sem ter que ficar arrastando ou trocando os móveis de lugar. Com isso voçê só usa os móveis necessários, podendo guardar os que não for utilizar para um outro comodo ou doar para uma familiar ou amigo.
Existem também aplicativos que substituem ferramentas importantes em qualquer reforma. Esta, disponível para iPhones e Androids, é a maneira mais fácil de verificar se as linhas e paredes estão realmente alinhadas. O nível de superfície ajuda a nivelar qualquer planta e tem até medidor de ângulos.
Encontramos também uma série de apps com dicas e sugestões para você reformar ou decorar sua casa ou apartamento. Inspiração é sempre bem-vinda. Ah, e se você quiser garantir iluminação, este outro aplicativo usa a realidade aumentada para mostrar o caminho solar no ambiente. Muito interessante…se não para uma nova construção, até por pura curiosidade.
Fonte: Olhar digital, Março de 2013