Você já parou para pensar como está a área logística reversa da sua empresa?
Para todo empresário que atua na venda de produtos físicos, essa é uma questão essencial, pois transformará diversos aspectos na produção, montagem, atendimento ao cliente e entrega dos equipamentos.
Contudo, muitos profissionais da área se preocupam apenas com as melhores condições de transporte de seus produtos, atenção aos prazos de entrega e assuntos relacionados, mas se esquecem do conceito de logística reversa.
Se esse termo é uma novidade para você, este artigo apresenta esclarecimentos importantes. Então confira aqui com a Storage Guarda-Tudo!
O que é logística reversa?
Também conhecida como logística inversa, esse braço do setor logístico de uma empresa atua com o foco no retorno de itens produzidos ou utilizados num processo produtivo. A ideia é que haja um descarte apropriado ou então um reaproveitamento, também com foco na preservação ambiental.
Além de ser essencial para grandes empresas – que podem ser verdadeiras vilãs da sustentabilidade – a logística reversa também é interessante para que os produtos sejam aproveitados de diversas maneiras, podendo até mesmo aumentar o lucro total da companhia.
Vale ressaltar que, de acordo com a Lei 12.305, os fabricantes de produtos como computadores, pilhas, geladeiras, entre outros, devem se responsabilizar pelo destino final dos resíduos industriais causados pela fabricação de seus produtos.
Saiba também: Como identificar os custos invisíveis da sua empresa
Como a logística reversa funciona de maneira prática?
Para compreender melhor esse conceito, podemos pontuar alguns conceitos simples:
- Assim como o próprio nome sugere, a logística inversa não termina no usuário do produto, mas começa nele. Dessa forma, a preocupação da empresa deve ser a de informar e educar o comprador a devolver o produto que utilizou da forma e maneira correta.
- As áreas mais famosas de logística reversa incluem devolução de garrafas pets, correspondências, eletrônicos, pilhas e também óleos lubrificantes.
- Como exemplo, podemos citar uma empresa fabricante de geladeiras. O que fazer após anos e anos de uso? Algumas pessoas resolvem vender, outras entregam para doação, mas a empresa que montou e comercializou o produto deve ser responsável por informar os clientes a melhor maneira de se desfazer do material sem prejudicar o meio ambiente.
Diante desses fatos, talvez você tenha notado que sua empresa precisa melhorar esse conceito. Muitas vezes, os produtos não poderão ser reciclados, mas sim armazenados para futuras ações de manutenção, revenda ou até mesmo doação.
Contudo, muitas empresas encontram dificuldades porque não possuem um lugar totalmente seguro para armazenar seus produtos. Afinal de contas, muitas vezes não é uma tarefa simples encontrar um espaço longe de umidade, calor excessivo e também que não esteja vulnerável a qualquer tipo de depreciação humana.
Se você se identifica com isso, temos uma solução ideal para te apresentar!
Estamos falando do guarda estoques, também conhecido como self storage. Esse serviço, amplamente conhecido nos Estados Unidos e diversos países da Europa, consiste no aluguel de boxes individuais de diversos tamanhos para armazenamento de produtos.
Com unidades nas cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, a Storage Guarda-Tudo é a melhor solução do setor, oferecendo, há 25 anos, segurança e agilidade para você desenvolver a área de logística inversa da sua empresa. Além de acesso livre, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados.