Você já ouviu falar de Marie Kondo? Se não ouviu, basta uma simples pesquisa rápida no Google e você já saberá quem é e porque ela ficou tão conhecida. A japonesa, considerada uma verdadeira guru da arrumação, com livros sobre o assunto na lista de best sellers e uma série no Netflix, desenvolveu o próprio método de arrumação, chamado de Método KonMari, que tem feito muito sucesso.
E, como nós da Storage Guarda Tudo temos o objetivo de ajudar a otimizar o espaço da sua casa ou empresa, seja com dicas ou com as nossas soluções de guarda móveis, documentos ou estoque, criamos esse texto com algumas das dicas de organização desse fenômeno da arrumação que é a Marie Kondo. Confira com a Storage Guarda-Tudo!
Por onde começar a arrumação da casa?
De acordo com a Marie Kondo, o ideal é começar por onde você considera ser mais fácil de separar os itens, seja para organizar, guardar num self storage ou, até mesmo, para doar ou vender.
Sabe aquela estante que você sabe que tem muita coisa para arrumar? Ou aquele cantinho embaixo da escada, onde você acumula as coisas? Pois é por ele mesmo que você pode começar, afinal já está mais claro na sua mente que aquele local precisa de uma organização.
Organize sua casa por categorias e não por cômodos
Apesar de identificar um local ideal para iniciar a arrumação da sua casa, a Marie Kondo traz uma grande quebra de tabu quando orienta a não realizar a organização por cômodos, mas sim por categorias.
Ela ee categoria do que outros, nós também acumulamos esses mesmos itens em outros lugares da casa.
Os livros são ótimos exemplos disso. Digamos que você tenha uma biblioteca na sua casa ou um escritório com prateleiras repletas de livros. Muito provavelmente você também deixa alguns livros em sua sala de estar, na cabeceira da cama, ou, até mesmo, no quarto dos filhos, como é o caso de livros escolares e apostilas antigas, por exemplo.
Quando você decide arrumar os livros da casa, você acaba organizando mais de um cômodo ao mesmo tempo. Dessa forma, ela orienta separar a arrumação por algumas categorias principais, com itens que todo mundo possui em mais de um cômodo, tais como:
- Roupas;
- Livros;
- Papelada;
- Itens variados, e
- Artigos com valor sentimental.
Veja que a divisão também seguiu uma sequência de mais fácil para mais difícil, afinal o apelo emocional das coisas é um ponto muito importante considerado no método desenvolvido pela Marie, como veremos mais à frente.
Reúna todos os itens da mesma categoria em um lugar só
Essa dica é realmente muito interessante e serve, inclusive, para realizar alguns exercícios de conscientização sobre consumismo ou, até mesmo, identificar o quanto você é acumulador, muitas vezes sem notar.
A ideia dessa dica é a seguinte: (ainda seguindo o exemplo dos livros) no momento que for começar a organizar os livros da sua casa, traga todos eles para um mesmo local, como a mesa da sala de estar, por exemplo. Busque por livros espalhados pela casa e os reúna junto aos outros na mesa.
Fazer um amontoado de um mesmo item te dará a verdadeira visão de quanto daquilo você possui. Quantos livros tem em sua casa, quanta roupa, quanto de papelada e, na maioria das vezes, nem mesmo utiliza todas elas.
Dessa forma, vendo a quantidade que você possui daquele item, fica mais fácil de decidir o que realmente vale a pena manter na casa, o que ainda tem serventia, mas pode ser guardado no self storage, ou o que já não serve mais e pode ser vendido ou doado.
Contudo, é importante não deixar a emoção e o apego tomarem conta nesse momento, o que nos leva à próxima dica.
Guarde em casa apenas o que te faz feliz
Depois de visualizar a quantidade de coisas que tem, é mais fácil de definir o que vale mesmo a pena manter em casa, pois você vê o tanto que acumulou e quanto de coisa comprou, as vezes até mesmo sem necessidade.
O mais engraçado é pensar que todas essas coisas já estavam lá, mas armazenadas e distribuídas pela casa, fora do seu campo de visão. Mas, a partir do momento que você visualiza todas elas reunidas, a ideia de não querer acumular tudo aquilo de novo se torna mais palpável e você passa a desejar que aquela bagunça nunca mais volte para a sua casa.
Para isso, você precisa analisar quais itens vale a pena manter em casa, quais você prefere guardar em segurança para usar futuramente e quais pode se desfazer, seja através de doação ou venda.
De acordo com Marie, o principal critério a levar em conta nesse momento é a felicidade. Segure o objeto nas mãos e pergunte a si mesmo se aquele item te traz alegria. Se o item não traz sentimentos bons, não há a necessidade de mantê-lo em casa.
Mantenha somente o necessário
Além de trazer felicidade, nós da Storage Guarda Tudo consideramos importante, também, avaliar se o item ainda é útil, mesmo que não traga com ele nenhum valor emocional, mas ainda é um objeto importante e funcional em determinadas situações.
Caso o item ainda possua serventia, mas a utilidade dele não seja recorrente, o mais indicado é armazená-lo em segurança, como em um box, principalmente quando o objeto é caro para ser adquirido nos casos em que se mostra necessário.
Itens de lazer, como equipamentos esportivos, malas, utilitários de praia, entre outros, são ótimos exemplos disso, pois você os utiliza esporadicamente, mas, se for adquirir novos a cada vez que precisar, verificará que compensa guardá-los. Para esses casos, a equipe de consultores da Storage Guarda Tudo possui expertise em otimização de espaço e pode auxiliar com dicas de como armazenar esses itens da melhor forma dentro do box.
Confira algumas dicas de como organizar o box em um self storage.
De uma forma resumida, o método KonMari possui várias dicas e orientações de organização para que as pessoas consigam ter mais espaço e praticidade sem acumular coisas. Vivendo apenas com o que é realmente necessário.