Você olha ao redor da sua loja e tem a sensação de um ambiente desorganizado e atravancado. Isso incomoda bastante você e até mesmo os clientes.
É comum que se culpe a falta de espaço quando, na verdade, a tal “falta de espaço” tem a ver com o dimensionamento errado entre o espaço disponível e o que foi colocado nele. O problema pode estar na organização e na disposição dos objetos.
Se você já concluiu que dá para repensar a organização do espaço da sua loja, vamos tentar ajudá-lo com algumas dicas. Confira!
1. O tamanho dos objetos
Tudo começa com as proporções. Uma estante muito grande em um local pequeno traz a sensação de um espaço ainda menor, além de dificultar a passagem das pessoas.
Os objetos devem ser bem distribuídos nas prateleiras, pois se estiverem amontoados, causam uma sensação de desconforto e ambiente carregado, além de influenciar diretamente na organização do espaço.
2. A distribuição dos produtos
É comum que muitas coisas visíveis, de cores e tamanhos diversos, deem a sensação de poluição visual, o que não ajuda na organização. Parte dessa poluição pode ser resolvida com a organização em setores.
Apenas itens que sejam interessantes para o seu cliente devem ficar expostos. Sendo assim, ao organizar o seu estabelecimento em setores, fica mais fácil para ele encontrar o produto que deseja.
3. A bagunça como perda de tempo
Junto com a bagunça costuma vir a perda de objetos e de tempo. A organização do estoque, por exemplo, deve ser feita usando algum critério de fácil memorização ou lógica. A separação dos objetos em categorias e a rotulação das caixas, facilitam a localização no momento em que é preciso.
Lojas grandes costumam apresentar esse problema. Quando o cliente solicita algum item que não está exposto na loja, na hora de procurá-lo quanto menos tempo você demorar para encontrá-lo, melhor.
4. Itens a serem liquidados ou doados
A organização dos espaços também passa pela exclusão de certos itens. Algum deles já deveriam ter sido liquidados ou colocados em espaços menores.
Coloque os produtos menos vendidos em uma cesta e faça uma liquidação para que eles não fiquem ocupando espaço na loja ou em seu estoque. Estabeleça um tempo para venda e caso a mercadoria mesmo assim encalhe, doe! Lembre-se que um bom estoque é a chave do sucesso para uma boa venda!
Se o seu estoque é muito grande e o seu espaço físico não é suficiente para guardar os produtos de forma adequada, é interessante pensar em uma solução de self-storage, um local onde você pode armazenar os itens com segurança e ter acesso a eles sempre que precisar. A organização pode ser o que estava faltando para a sua tranquilidade e comodidade.
Não é tão difícil assim, não é mesmo? Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando o nosso blog com mais dicas de armazenagem e organização e aproveite para baixar nosso ebook gratuito com mais informações!