O estoque da sua empresa é extremamente importante e deve ser mantido sempre em segurança, pois há um alto valor investido em produtos que dependem o futuro da sua empresa.
Por esse motivo é tão importante ter o controle de tudo em relação ao estoque, o que entra, o que sai, quanto tem de cada produto, são inúmeras os cuidados que precisamos ter para evitar perdas e custos desnecessários.
E isso serve para todos os tipos de empresas, não importa se ela é grande ou pequena. Ter certeza da quantidade de produtos que estão disponíveis, produtos que costumam sobrar e os que geralmente faltam é crucial para que a empresa funcione da melhor forma possível.
Veja algumas dicas valiosas para não errar em relação ao gerenciamento do seu estoque.
1 – Registre Toda a Movimentação
Essa é a primeira norma que deve ser colocada e respeitada sem nenhuma exceção. Todos os produtos que forem retirados, colocados ou até transferidos do estoque, devem ser registrados através de um sistema de controle.
Para isso, é preciso também que todos os produtos da empresa estejam cadastrados em um sistema ou até mesmo que haja um controle feito a mão. O importante é que esse controle não falte.
2 – Estude o Seu Estoque
Estudar o estoque quer dizer: saber quais são os produtos que mais saem e quais são os que sobram mais. Fazer esse controle é indispensável para investir no que realmente te dá um retorno maior.
Além disso, se você estiver a par dessa informação, poderá realizar queimas de estoques, vender os produtos que sobram e não perder dinheiro em relação a ele. Ainda vai conseguir conquistar mais clientes fazendo isso, pois a maioria gosta de queimas de estoques e promoções.
3 – Manter a Organização do Estoque
A organização é um ponto coringa para conseguir ter real noção do que tem no estoque e o que não tem. Além disso, com o estoque organizado, é possível encontrar os produtos com mais facilidade e rapidez para enviá-los para o cliente ou repor as prateleiras.
4 – Tome Muito Cuidado Com a Validade
Se sua empresa trabalha com produtos com validade restrista, é extremamente importante ter um gerenciamento ainda melhor e mais rígido em relação a organização dos produtos
Ficar sempre atento a validade dos produtos é muito importante tanto para não dar um produto vencido ou próximo do vencimento para o cliente, como para não deixar que o produto estrague e prejudique o restante do estoque.
5 – Use a Tecnologia a Seu Favor
Alguns sistemas de gerenciamento de estoque podem ser caros, porém, o investimento compensa muito quando você começa a colocar na ponta da caneta todas as vantagens que eles oferecem.
Com um sistema informatizado, você consegue ter controle de todo o estoque com mais facilidade e muito mais praticidade. Basta cadastrar todos os produtos no sistema e também toda a movimentação que acontece com eles.
Quando um sistema é instalado para gerenciar o estoque, é preciso que os funcionários estejam capacitados para lidar com o sistema para que não tenha erros.
6 – Coloque Seu Estoque em um Self Storage
As empresas que costumam colocar o seu estoque em self storage conseguem ter muito mais praticidade e segurança em relação ao estoque. Uma vez que, no box alugado que guarda estoque, só vai entrar quem tiver a sua autorização.
Se você não tem muito espaço para manter e organizar seu estoque, o self storage também é uma excelente opção. Alugando um box você reduz custos com aluguel, segurança, água, energia, etc.
Por fim, essa solução é muito mais econômica do que alugar um casa ou galpão, por exemplo.
Na Storage Guarda-Tudo é possível alugar box de armazenamento que guarda documentos, guarda móveis e guarda estoque. São boxes de vários tamanhos, assim você poderá escolher o que atende melhor a sua necessidade por um valor que não cabe no seu orçamento.