Guarda Móveis | Guarda Tudo | Guarda Documentos | Guarda Estoque

24 anos | Acesse seu box 7 dias da semana

Blog

Artigos com dicas e informações para uma melhor armazenagem

Dark store o que é e como funciona esse novo formato logístico

Dark store: o que é e como funciona esse novo formato logístico

Você já ouviu falar sobre dark store? Em linhas gerais, trata-se de um local exclusivo de armazenamento, separação e envio de produtos vendidos em ambiente virtual para o consumidor final. Esse tipo de loja é muito comum em países como os Estados Unidos, e ganhou força no Brasil durante a pandemia da COVID-19. E por que isso aconteceu? Porque, durante o período de isolamento social, os hábitos de consumo passaram por intenso processo de modificação.

Além disso, durante esse período pandêmico, as dark stores se tornaram aliadas de empreendedores virtuais. Eles passaram a utilizar espaços, como o guarda móveis, para estocar mercadorias de forma estratégica. 

Pensando nisso, a Storage Guarda Tudo preparou este texto para que você saiba o que é dark store. Boa leitura! 

Afinal, o que é uma dark store?

Em tradução livre, dark store significa “loja escura”. Esse tipo de loja recebe essa nomenclatura porque são exclusivas para o comércio virtual.

Isso significa que, ao contrário das lojas tradicionais, não é possível entrar pessoalmente e escolher, na prateleira, o que você quer.

Na dark store, os produtos ficam armazenados e, quando adquiridos na loja virtual, pelo consumidor final, são enviados para os seus compradores. 

Dessa forma, as dark stores oferecem um mundo de possibilidades comerciais. Além disso, elas fazem isso de uma maneira muito mais econômica do que o modelo tradicional seguido por grandes marcas.

Estas, inclusive, também estão aderindo a essa nova tendência que facilita todos os processos de procura, demanda e comercialização.

Como funciona uma dark store?

Ficou curioso sobre o funcionamento de uma dark store? Não se preocupe, a Storage Guarda Tudo te explica! 

Abreviando a explicação, uma dark store funciona como um espaço de armazenamento de mercadorias. 

Por exemplo: se você é um microempreendedor que comercializa, de forma on-line, canecas personalizadas, pode querer colocá-las em um ponto de coleta. Isso vai facilitar o processo de venda do seu produto

Para isso, seria interessante investir em um depósito. Contudo, qual deles? Uma forma de descobrir o depósito ideal para você, é usado a ferramenta de cálculo de espaço.

Depois de escolher onde armazenar os seus produtos,será muito fácil ter acesso às suas mercadorias. Isso vai agilizar o seu processo de venda, como também agregar valor ao seu produto.

Ou seja, será mais fácil que ele chegue ao comprador de forma muito mais eficiente e com menos custos operacionais.

Quais são os principais benefícios de uma dark store?

Viu como as dark stores podem ser úteis para o seu comércio? Isso que, até agora, nós ainda não mencionamos os principais benefícios desse tipo de loja.

Entretanto, para acabar com o mistério, confira quais são e se surpreenda ainda mais!

Eficiência operacional

A eficiência operacional é o maior dos benefícios de uma dark store. Isso ocorre porque, como o comércio é feito de forma on-line, permite que inúmeros pedidos sejam processados rapidamente. 

Além disso, isso acontece sem a necessidade de presença física dos colaboradores da sua empresa.

Agilidade nas entregas

Podemos destacar, também, como um importante benefício da dark store, a agilidade nas entregas. 

Ela somente é possível porque a separação dos objetos é feita de forma mais eficiente e rápida. 

Importante lembrar que, por estarem localizadas em grandes centros urbanos, a entrega flui de uma maneira muito melhor. Com base nisso, torna-se possível a retirada dos produtos pelo próprio comprador, se for mais cômodo. 

Alta capacidade de estoque

Como, em uma dark store, os processos devem ser realizados de forma mais prática, existe uma grande capacidade de estoque.

Dessa maneira, por ser um local menor, todos os produtos ficam bem organizados e não tomam espaço desnecessário. 

Ou seja, essa prática abre a oportunidade de mantê-los em ambientes compactos, sem prejudicar suas funcionalidades. Aliás, também evita que você corra riscos de acontecer algum imprevisto. 

Qualidade

Você certamente já ouviu falar que quantidade não é qualidade, certo? Entretanto, em uma dark store, é sim!

A qualidade no recebimento do pedido, armazenamento no material, embalagem exclusiva e distribuição é percebida pelos consumidores.

E isso acontece por ser a última parte de uma cadeia logística, em uma dark store. Assim, haverá uma otimização tanto nas entregas quanto na retirada no melhor estilo takeaway.

Custo reduzido de implantação

Fazer uma dark store é muito mais barato do que construir uma loja tradicional. 

Aqui na Storage Guarda-Tudo, por exemplo, possuímos alguns locais de armazenamento que podem, perfeitamente, funcionar como um alugar box self storage para a sua loja. 

Ou seja, isso acontece sem que você precise arcar com custos de infraestrutura, pessoal e muito mais.

Qual o cenário atual de uma dark store?

Atualmente, as dark stores fazem sucesso no mundo inteiro e conquistam seu espaço no Brasil.

Somos uma nação que consome muito e que, na maioria das vezes, se frustra com o processo de compra e entrega.

A chegada dessas lojas em território nacional impactou a forma com que o consumidor se relaciona com o produto. Então, a tendência é que esse modelo de loja seja cada vez mais comum e, também, mais aprimorado.

Pesquisas apontam, inclusive, que diversas marcas internacionais estão sendo influenciadas por esse tipo de loja. Desse modo, em breve, elas poderão ter um verdadeiro “boom” no Brasil, independentemente da retomada econômica presencial.

Comprar sem precisar sair de casa é a praticidade que, no Brasil, nós precisamos

Como a Storage Guarda-Tudo pode te ajudar? 

E aí, deu pra esclarecer algumas dúvidas sobre dark store? Conta pra gente nos comentários abaixo! 

E se você, empreendedor, ficou interessado nas soluções de alugar box oferecidas pela Storage Guarda-Tudo, entre em contato! Nós somos especialistas em armazenamento e podemos ser aquilo que você está procurando em questões de custo-benefício.

Com preços democráticos, aqui, a nossa prioridade é garantir a segurança das suas mercadorias e, ainda, te ajudar a alavancar o seu negócio.

Se identificou com o post e quer saber mais? Entre em contato conosco via WhatsApp ou, ainda, solicite o seu orçamento! A sua marca vai decolar!

store dark store fale conosco

Whatsapp_button

Olá!,👋 Como posso ajudar?

Escolha uma unidade:

X « voltar
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Campinas
    Ligamos para você
    X
    Popup Storage Guarda Tudo

    Cadastre-se e
    receba um material
    exclusivo sobre
    Self-Storage

    Preencha esses dois campos
    abaixo e receba seu material.
    É rapidinho!