Os períodos que antecedem as datas comemorativas têm grande representação no comércio eletrônico, não somente por conta do aumento das vendas, mas também porque o aumento no volume de acesso auxilia na divulgação da marca e na fidelização de clientes.
Sendo assim, é necessário organizar sua loja eletrônica para aproveitar ao máximo os períodos de vendas sazonais, alinhando processos logísticos para que não haja problemas com o frete; melhorando o site para que o cliente tenha uma boa experiência de compra; além de organizar o estoque para que não falte produto.
Crie estratégias para cada data
Para que você realmente atraia o consumidor para a sua loja virtual nas datas comemorativas, é importante que haja uma estratégia que contemple o mapeamento das principais datas do varejo online e qual a importância de cada uma para o seu negócio.
Caso sua loja venda artigos infantis, e seu público-alvo seja adultos com filhos ou que busquem presentar a uma criança, o Dia das Crianças é a melhor data para se trabalhar. É interessante lembrar que o Natal é um feriado que pode ser aproveitado pelos mais diferentes segmentos de negócio.
Prepare-se para um maior número de acessos
Uma das maiores frustrações do consumidor é não conseguir finalizar sua compra pois o sistema do site está sobrecarregado e não consegue concluir uma compra ou cadastro.
Sendo assim, reúna sua equipe de TI e melhore sua plataforma, visando melhorar a experiência do usuário no momento da compra. Esse deve ser um investimento contínuo, não somente em datas comemorativas, pois a navegabilidade do site é um dos fatores de retenção de clientes.
Comunique suas promoções com antecedência
Inicie seu trabalho de divulgação das promoções de seu e-commerce, pelo menos, um mês antes. Utilize ferramentas como e-mail marketing, anúncios no Google e em redes sociais, faça posts nas páginas da própria marca, além de propagandas em sites e blogs que dialoguem com o público que você quer atingir.
Planeje e organize seu estoque
Nesse momento, sobrar é melhor do que faltar. Não frustre seu cliente com indisponibilidade de produtos no estoque. Apesar de ser difícil conseguir mensurar o quanto você vai conseguir vender durante uma data comemorativa, é importante estar preparado.
Caso falte espaço no estoque, uma alternativa é alugar um box em um self storage. O self storage é uma solução com um bom custo benefício que pode auxiliar sua empresa a pulverizar o seu centro de distribuição, agilizando a entrega em momentos de muita demanda, e diminuindo as chances de que os produtos cheguem com atraso ao seu destino.
O self storage também conta com a vantagem de ser totalmente flexível, ou seja, você pode diminuir ou aumentar o tamanho do box alugado conforme a necessidade.
Essa também é uma alternativa segura, pois somente o cliente possui a chave do box, além de contar com monitoramento 24 horas e acesso restrito por senha.
A Storage Guarda-Tudo é uma empresa que está há mais de 27 anos no mercado e possui unidades em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.
Sua equipe está preparada e pronta para auxiliar você nas demandas sazonais ou mesmo cotidianas de seu e-commerce. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar.