Guarda Móveis | Guarda Tudo | Guarda Documentos | Guarda Estoque

24 anos | Acesse seu box 7 dias da semana

Blog

Artigos com dicas e informações para uma melhor armazenagem

Espaço com vários estoques. Imagem ilustrativa para texto estocagem.

Estocagem: entenda o conceito, suas funções e como deve ser feito

O conceito de estocagem deve ser muito bem entendido por quem trabalha com logística. Ou mesmo quem exerce alguma atividade que demanda entrega de produtos e execução de serviços que precisam de ferramentas. 

Entender o que é estocagem facilita o dia a dia e o trânsito de mercadorias. Esse é um processo feito para ser otimizado e trazer maior conforto e mobilidade tanto para quem trabalha diretamente com os itens, quanto para quem vai recebê-los. 

E um dos principais pontos de análise para a estocagem é o local que ela será estabelecida. É necessário ter a possibilidade de fluxo, ou seja, acesso sempre que precisar.

Pensando nisso, conte com o Guarda Estoques da Storage. As soluções da Storage Guarda Tudo são pensadas para maior mobilidade de quem precisa acessar os seus produtos com frequência. 

Além disso, o Self Storage pode ser alugado sem fiador, burocracias e por tempo indeterminado. 

E para entender mais sobre o que é estocagem e como tê-la a seu favor, acompanhe o conteúdo completo. 

Afinal, o que é estocagem? 

índice

A estocagem pode ser entendida como um processo de armazenamento de produtos que já têm um fim estabelecido. Ou seja, produtos que estão aguardando para serem utilizados. 

Por isso, é comum ouvir de comerciantes de produtos que precisam acessar os seus estoques. Os produtos para venda precisam estar amplamente disponíveis, e ter um estoque é crucial para isso. 

Portanto, a estocagem é um tipo de armazenamento que pensa no trânsito dos produtos e não somente na sua permanência no local. 

Serve também para itens de prestação de serviços, como máquinas e ferramentas utilizadas com frequência. 

São muitos os pontos que acompanham a estocagem de materiais, como a ampla visão que o operador de logística precisa ter para saber a necessidade de reposição. 

E até acompanhar prazos e validades, a facilidade de acesso, e o ambiente correto para o tipo de produto

Profissional organizando caixas em estoque. Imagem ilustrativa para texto estocagem.

Como deve ser feita a estocagem?

A estocagem deve ser feita pensando principalmente, em como os produtos podem ser acessados e bem armazenados, a fim de que não tenham nenhum dano físico. 

Esse é um dos principais assuntos de quem estuda e entende demandas de logística. Afinal de contas, o bom funcionamento de comércios depende do desempenho do setor de estocagem. 

Muitos cálculos devem ser feitos para que o estoque cumpra com a sua função. Cada pequeno espaço no ambiente deve ser pensado, para que os produtos tenham completo acesso e possam ser analisados em aspectos como validade, próxima, cores, e versões. 

O estoque também deve ter uma gestão integrada com toda a empresa. É preciso que tudo que entre e saia do estoque conste em sistemas de gestão. Periodicamente, também se faz necessário o inventário de estoque, para entendimento das demandas do espaço.

Então, o que é armazenagem?

Diferentemente da estocagem, a armazenagem é um conceito mais amplo. A armazenagem vale tanto para estruturas de estoque e comércio, quanto para quem deseja apenas reter artigos em um determinado lugar como um box guarda estoques

Para realizar o armazenamento, os processos de estocagem não são necessariamente obrigatórios. Os produtos podem ser pensados para não saírem com tanta frequência do seu estado de armazenamento. 

O principal objetivo nesse sentido, é manter tudo para armazenamento sempre em bom estado, com ampla visualização e possibilidade de uso. Mas o armazenamento, pode ser também o fim de um produto. 

Entenda qual a diferença entre armazenamento e estocagem

O armazenamento é um conceito amplo, que abarca, inclusive, a estocagem. Para o armazenamento é essencial que se tenha cuidados com o produto, mas nada mais do que isso a priori.

Depoimentos de clientes

Já a estocagem alivia demandas de determinados locais. Ou seja, os produtos precisam entrar e sair do armazenamento com alguma frequência e, portanto, precisam de muitos cálculos de logística. 

Por isso, o estoque é um conceito menor, que integra apenas algumas situações. Por exemplo, itens de sobra de reforma de uma casa podem ser armazenados, no entanto, eles não são um estoque. 

Descubra dicas para gerenciar a estocagem da melhor forma

Quem precisa da estocagem de produtos, sabe que é crucial nesse processo um bom gerenciamento, tanto de ambiente, como de logística. 

Mesmo que não pareça, principalmente porque esse conceito se encontra dentro armazenamento, o estoque é um ambiente dinâmico. Entradas e saídas são constantes. 

E além desse processo, também é importante saber calcular o custo do estoque, entender quais são seus pontos fortes e como ele pode melhorar a lucratividade da empresa. 

Entenda mais sobre como gerenciar melhor a estocagem de produtos. 

Ter boa estrutura 

A primeira coisa que você deve pensar é na estrutura. É fundamental que ela tenha um bom custo-benefício e atenda aspectos como: segurança, fácil acesso e localização. 

Internamente, o estoque precisa de uma organização intuitiva e bem estabelecida, que mostre o local exato de produtos e ferramentas. 

Processos de movimentação definidos

O estabelecimento de regras para retirada e entrada de produtos é crucial para o bom desempenho do estoque. Todos os profissionais que acessam esse ambiente precisam seguir as regras à risca. 

Uma gestão integrada

É preciso entender a estocagem como um dos pilares de sustentação dos comércios. Por isso, uma gestão integrada que indique disponibilidade, necessidade de reposição e dados como perda e avarias são fundamentais. 

Uma boa gestão integrada pode evitar problemas e custos adicionais para o empreendimento.

Local de estocagem em empresa.

Precisando de soluções de espaço? A Storage pode ajudar você! 

Na rotina dos comércios é fácil entender a necessidade e importância da estocagem de produtos. Esse é um processo muito mais intenso que a armazenagem, por mais que um conceito esteja dentro do outro. 

A dinâmica de entrada, saída, organização e distribuição é intensa e necessita de um espaço adequado para isso. 

Por isso, na hora de pensar a estocagem dos seus produtos ou ferramentas, conte com as soluções da Storage Guarda-Tudo. Com o Self Storage você tem um ambiente seguro, de fácil acesso, com um ótimo custo-benefício e sem burocracias para alugar. 

Contrate agora mesmo a melhor solução em estocagem para a sua empresa e tenha tranquilidade para gerir todos os processos. 

E para saber mais sobre estocagem, logística e organização, acompanhe o Blog da Storage

CTA4-STORAGE-Fale-com-o-consultor

Whatsapp_button

Olá!,👋 Como posso ajudar?

Escolha uma unidade:

X « voltar
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Campinas
    Ligamos para você
    X
    Popup Storage Guarda Tudo

    Cadastre-se e
    receba um material
    exclusivo sobre
    Self-Storage

    Preencha esses dois campos
    abaixo e receba seu material.
    É rapidinho!