A gestão documental é a organização funcional, segura e prática de todos os documentos importantes para a empresa, facilitando trâmites internos ou externos, recuperação de dados e acesso às informações. Embora muitas organizações optem por digitalizá-los, certos tipos de documento, como documentos fiscais, documentos do departamento de pessoal e contratos, por lei, precisam ser guardados em papel. Mas como manter o acesso igualmente restrito e ainda evitar insetos, poeira e umidade?
O uso de galpões para estocagem, ou self-storage, é uma das alternativas mais eficazes, pois além de proteger os documentos fisicamente, conta com um sistema de senhas, de modo que só entrará no seu galpão quem você quiser que entre. E não só isso: listamos, abaixo, outras vantagens do aluguel de self-storage para a gestão documental. Confira!
1. Centraliza a informação
Para não perder tempo útil checando milhares de pastas espalhadas por aí, pois nem sempre a empresa conta com infraestrutura para manter tudo num lugar só, armazenar os documentos em self-storage torna os arquivos mais acessíveis ao condensar as informações em um espaço adequado.
A medida sem dúvidas agilizará sua busca por dados necessários na hora de fechar um negócio urgente e checar informações para o bom andamento da empresa, além de te livrar do estresse de perder documentos ou de não tê-los entregues a tempo. Centralizando a informação, você cria foco, indispensável para a administração de dados.
2. Libera espaço físico
O espaço do escritório, outrora voltado para armazenar a papelada, agora será liberado para outros usos, como alocar novos funcionários. Todo o mobiliário que está atravancando sua empresa também poderá ser movido e reorganizado no box do self-storage.
Afinal, embora sejam de suma importância para os negócios, os papéis não precisam ocupar mais espaço que seus colaboradores na empresa, não é mesmo?
3. Agiliza o acesso
A gestão documental também agiliza a procura por arquivos essenciais. Ao invés de procurar relatórios em móveis empoeirados ou em caixas empilhadas, quando se estoca de forma organizada os papéis da empresa, os dados poderão ser acessados no momento em que forem demandados.
O mais recomendado é dispor os documentos no seu box em ordem alfabética ou de importância, o que facilitará ainda mais o trabalho e poupará tempo e energia úteis no desenvolvimento de outros processos.
4. Evita imprevistos
A armazenagem dos documentos, de forma segura e eficiente, possibilita que a gestão documental por meio do self-storage evite acidentes. Por não ocupar o espaço físico da empresa, a estocagem de documentos em um local apropriado evita que incêndios, enchentes, insetos, mofo e outros tipos de inconvenientes ocorram e destruam seus arquivos.
Além disso, como foi mencionado, o acesso restrito por meio do uso de senhas também impede que seus documentos caiam na mão de estranhos, pois elas serão criadas por você e só serão passadas adiante se assim você desejar.
A gestão documental, no final das contas, é o coração da empresa e deve estar sempre protegida a fim de que o seu negócio continue prosperando. Imagine o perigo de ter todos os seus registros espalhados e sujeitos a imprevistos irreversíveis. O resultado não seria nada legal, concorda?
Por isso, avalie a possibilidade de alugar seu próprio box para self-storage e otimize esse aspecto primordial do seu negócio. Um ambiente com mais espaço e mais organizado também faz diferença na produtividade do trabalhador, trazendo uma sensação de mais conforto e tranquilidade. Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog com dicas e informações para uma melhor armazenagem e aproveite para baixar nosso infográfico com mais informações.