A falta de organização dentro de uma empresa pode causar inúmeros transtornos, além de prejudicar a própria produção diária das pessoas que frequentam aquele ambiente.
Por maior que seja o espaço, quando não há organização ele pode parecer muito menor do que realmente é. Se a sua empresa está nesta situação, então está na hora de fazer uma limpeza geral e analisar quais objetos realmente precisam estar ali. Mas o que fazer com aqueles itens que você não quer jogar fora? É só armazená-los em um guarda-volumes.
Veja a seguir algumas dicas para não se estressar durante o processo de limpeza e como organizar os objetos em um guarda-volumes.
1. Avalie os itens a serem armazenados
Antes de começar a limpeza, avalie com calma o que vale a pena manter na empresa e o que é melhor armazenar naquele momento. Confira algumas dicas:
- Veja quais são os móveis mais bem conservados e observe a forma que eles conversam entre si. Nesse momento, você deve pensar na harmonia da decoração da sua empresa.
- O mesmo conselho vale para objetos decorativos, como quadros (e até os quadro de aviso), vasos, etc.
- Por fim, avalie os eletrodomésticos e os eletroeletrônicos. Separe os melhores e mais úteis e envie ao guarda-volumes aquele filtro de água que você nunca tirou da caixa.
2. Separe os objetos em caixas etiquetadas
Para que depois você possa lembrar onde armazenou cada objeto, procure separá-los em caixas e etiquetá-las com nomes específicos, como por exemplo:sala 1, sala 2, e assim por diante.
Separar objetos em caixas coloridas também é uma ótima ideia e vai ajudar muito caso a estocagem seja provisória, ou seja, dure apenas um período. E se for feita por tempo indeterminado, também será útil caso surja a necessidade de localizar algum objeto ou documento.
#Dica: Para encontrar rapidamente o que você procura no guarda-volumes, defina cores, de maneira que cada tom corresponda a uma sala ou departamento!
Para reforçar a estocagem inteligente, faça uma lista descrevendo o que há dentro de cada caixa e cole o papel na parte externa. Reforce com uma camada de contact para evitar que o tempo apague os registros.
3. Tenha cuidado extra com objetos frágeis
Envolva com jornal, isopor ou plástico bolha todos os objetos quebráveis e os mantenha assim durante o período em que estiverem no guarda-volumes. Não economize nesses materiais caso não queira se surpreender com itens quebrados ao abrir as caixas.
Outro fator muito importante para proteger as suas coisas é sinalizar, de forma eficiente, em quais caixas estão os objetos de vidro, cerâmica e outros materiais sensíveis. Escreva “frágil”, com letras bem grandes, em todas as extremidades.
Também vale avisar os carregadores e o motorista do caminhão que irá transporte os itens em quais caixas esses itens estão guardados.
4. Faça visitas regulares ao guarda-volumes
Compareça ao guarda-volumes periodicamente. Dessa forma, você vai evitar o surgimento de mofo, de traças e de outras pragas que podem danificar as suas coisas para sempre.
Esse tempo de visita também varia de acordo com o clima da sua cidade: se a sua empresa fica perto do mar, é melhor visitar o guarda-volumes com mais frequência por conta da maresia, e dedetizá-lo para manter longe as pragas indesejadas. Para descobrir o tempo de manutenção adequado, consulte profissionais capacitados, com experiência em armazenagem de diferentes objetos.
Ao dispor os seus materiais dentro do guarda-volumes, lembre-se de reservar espaço para circular lá dentro. Dessa forma, você poderá monitorar os seus itens mais facilmente.
5. Organize o novo ambiente do escritório
Se você tem pouco tempo, programe-se para que o caminhão que irá transportar os objetos chegue no horário combinado, assim você pode pedir a ajuda de algum funcionário ou até mesmo dispensá-los por determinado período, já que o escritório estará com muita movimentação este dia.
Com certeza depois de toda esta limpeza sua empresa ficará mais confortável para você e todos que frequentam o ambiente. Nada como ver as coisas organizadas e ter um visual mais clean, não é verdade?
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