Guarda Móveis | Guarda Tudo | Guarda Documentos | Guarda Estoque

24 anos | Acesse seu box 7 dias da semana

Blog

Artigos com dicas e informações para uma melhor armazenagem

Solução de espaço para estoque de oficina veja como manter tudo organizado

Solução de espaço para estoque de oficina: veja como manter tudo organizado

Quem tem oficina, sabe da importância de ter uma excelente organização. Assim, a solução de espaço para estoque de oficina passa por um bom processo de gestão.

Como você deve saber, um bom estoque faz toda a diferença para o negócio. Afinal, peças paradas ou falta de componentes contribuem para a perda de clientes em potencial.

Portanto, a administração do estoque precisa ser eficiente para que a empresa funcione da melhor maneira. No entanto, você sabe como organizar isso?

Então, se você busca aumentar o faturamento da sua oficina, leia este artigo! Vamos discutir uma excelente solução de espaço para estoque de oficina e, de quebra, te dar algumas dicas para administrá-lo.

Confira!

Solução de espaço para estoque de oficina: conheça o self storage 

índice

Antes de tudo, a solução de espaço para estoque de oficina começa com o local em si. Muitas empresas não possuem um ambiente adequado para manter a mercadoria e acabam tendo problemas com isso.

Assim, você pode contar com o Guarda Estoques da Storage Guarda-Tudo. Ele se trata de uma opção para quem busca ampliar o espaço, alocando produtos e peças de maneira inteligente.

O Guarda Estoques consiste em um box, onde você pode guardar toda a sua mercadoria. O acesso eletrônico é feito por meio de uma chave que apenas você tem contato.

Os boxes são de diversos tamanhos para ocupar todos os produtos necessários. Além disso, o espaço interno é amplo para que você possa realizar a carga e descarga da mercadoria sem problemas.

Com ele, você conta com uma solução para estoque de oficina que economiza o espaço na sua empresa, pelo tempo que desejar e sem excesso de burocracia!

Parede e mesa de oficina com vários acessórios. Imagem ilustrativa para texto Solução de espaço para estoque de oficina.

Dicas para manter estoque da oficina organizado 

Agora que resolvemos a questão do local, vamos falar da organização interna do estoque. Uma boa solução de espaço para estoque de oficina começa pela gestão em si.

Oficinas mecânicas costumam ter alta rotatividade de clientes e isso exige manter um estoque com peças em dia. Afinal, clientes são exigentes e vão esperar você ter os componentes disponíveis.

Além disso, há muito desperdício de material quando não se tem uma boa administração do estoque. Também fica difícil encontrar produtos quando existe muita desorganização no ambiente.

Portanto, veja a seguir algumas dicas para melhorar o processo de gestão do estoque da sua oficina.

Organize peças por categoria

Muitas empresas possuem uma boa solução de espaço para estoque de oficina, mas não se preocupam com uma organização interna dos produtos. Com isso, a desorganização interfere no trabalho.

Ao organizar as peças por categoria, você pode encontrar itens com mais facilidade e realizar o trabalho com maior eficiência.

Vamos pensar em um exemplo da oficina de marcenaria: na hora de desmontar um móvel, você não coloca as porcas e os parafusos juntos das peças de madeira.

Isso também não se refere apenas à organização, pois itens se danificam quando entram em contato com outros produtos e isso resulta em perdas financeiras significativas.

Portanto, faça uma divisão dos produtos de acordo com suas características ou níveis de uso. A parte relevante dessa divisão é que as categorias façam sentido para a sua oficina.

Coloque em posições estratégicas

Na hora de separar as peças, o posicionamento delas também é importante. Então, o primeiro passo se refere às demandas da sua oficina.

Nesse sentido, itens que são comercializados ou usados com maior frequência não devem ficar na mesma prateleira de um produto voltado para um modelo exclusivo.

Outra coisa que você deve considerar é o tamanho das peças. Objetos grandes e pesados podem ficar no fundo da oficina ou até mesmo em boxes de self storage, enquanto os menores podem ficar no balcão.

Evite o excesso de peças

Ter um bom estoque de produtos é fundamental para fidelizar clientes, pois nada mais incômodo do que precisar de uma peça e não tê-la disponível.

Mas sabe aquele ditado “tudo demais é veneno?”. De igual forma, o excesso de peças pode ocasionar prejuízo financeiro, especialmente quando elas não são utilizadas.

Assim, é importante ter atenção à sua demanda e selecionar os produtos de acordo. Dessa maneira, você tem o que é necessário e não se perde em relação ao seu estoque.

Contudo, isso não significa que você não deve ter produtos mais caros ou com saída mais baixa. Apenas tenha moderação na hora de adquiri-los!

Mecânico com ferramenta na mão em oficina. Imagem ilustrativa para texto Solução de espaço para estoque de oficina.

Faça controle do estoque 

Uma dica essencial diz respeito ao controle do fluxo de entrada e saída de itens da sua oficina. Por meio dele, você identifica os acertos e erros existentes no seu estoque.

Para isso, faça uma lista de todos os produtos, relacionando-os com as demandas e os materiais necessários para o bom funcionamento da oficina.

Isso é importante porque padroniza processos. Assim, se você decidir expandir a empresa, abrindo uma nova franquia ou simplesmente desejar fazer uma mudança comercial do negócio, não vai precisar começar o estoque do zero.

Mantenha um padrão ao treinar funcionários

Você certamente sabe da importância de qualificação na oficina, afinal está aqui neste artigo tentando aprimorar o seu negócio. Por isso, comprometa-se com o treinamento dos funcionários.

Ensine o passo a passo de como organizar o estoque, a importância das peças, como dar baixa, dentre outros aspectos. Isso é importante para aumentar a produtividade da equipe.

Você pode redigir um documento que traga todas as informações necessárias. Dessa maneira, você otimiza o processo de modo significativo.

Precisando de espaço? Conheça a Storage Guarda-Tudo! 

Compreendeu a importância de contar com uma solução de espaço para estoque de oficina? Então, se você busca um bom guarda estoques, precisa conhecer a Storage Guarda-Tudo.

Desde 1996, a Storage Guarda-Tudo é a empresa líder do mercado no segmento de self-storage. Com boxes de diversos tamanhos, oferecemos espaços do tamanho da necessidade dos nossos clientes.

Além disso, contamos com segurança 24h para garantir a segurança do conteúdo, com atendimento personalizado e ausência de burocracia para que você alugue o seu box.

Assim, conte com as soluções da Storage Guarda-Tudo para guardar o estoque de sua empresa com total segurança e praticidade.

Gostou do artigo? Continue no Blog da Storage Guarda-Tudo para acessar outros textos exclusivos!

store dark store fale conosco

Whatsapp_button

Olá!,👋 Como posso ajudar?

Escolha uma unidade:

X « voltar
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Campinas
    Ligamos para você
    X
    Popup Storage Guarda Tudo

    Cadastre-se e
    receba um material
    exclusivo sobre
    Self-Storage

    Preencha esses dois campos
    abaixo e receba seu material.
    É rapidinho!