estoque parado - como aproveitar

Estoque parado – Saiba como aproveitar

Quem possui um comércio, seja ele online ou físico, sabe que um dos principais indícios de que o negócio está fluindo bem é quando o estoque apresenta uma boa saída. Contudo, existem momentos em que isso não é tão frequente. E aí? O que fazer com a mercadoria que ficou parada? Confira!

Entrar no local, seja ele um Cômodo da casa, loja ou mesmo em um box de self storage utilizado para guardar o estoque, e se deparar com um amontoado de mercadorias que não tiveram saída é uma cena que aterroriza a maioria dos empreendedores.

Esse é um dos maiores medos de quem coordena o fluxo de estoque de todo e qualquer comércio, mas não precisa ser assim tão apavorante. Vamos orientar agora algumas saídas para utilizar o estoque que ficou parado.

Como utilizar o estoque parado de forma estratégica

O primeiro exercício que deve ser feito é avaliar quais foram as mercadorias que tiveram menos saída, ou seja, as que resultaram em um maior acúmulo no seu estoque. Para realizar essa análise, é importante contar com um sistema de controle de estoque adequado.

Caso não tenha um controle organizado, esse também pode ser o momento certo para organizar o seu estoque. (Confira aqui 8 dicas para organizar o seu estoque com eficiência)

Após identificar os produtos que tiveram menos saída, é importante levantar algumas hipóteses dos motivos que levaram esses produtos a ficarem acumulados no estoque, tais como:

  • O preço não era compatível;
  • O material não apresentava boa qualidade;
  • O produto não atende à necessidade dos clientes;
  • Entre outras possibilidades.

Identificar o que pode ter sido o fator responsável pelo acúmulo do produto no estoque irá direcioná-lo para como corrigir a questão e conseguir fazer com que o produto tenha saída.

Muitas vezes, alterar apenas a forma da apresentação do produto ou da forma que ele está sendo anunciado já faz com que os clientes mudem a visão sobre ele. E isso vale até mesmo para o local onde o produto está sendo oferecido na sua loja, tanto física (posição na prateleira, por exemplo) quanto online (localização dentro do menu do site).

Outra estratégia eficiente também pode ser a oferta de venda casada, que é quando o produto é oferecido em um combo com outro ou mais produtos. Busque itens que sejam da mesma categoria e apresentem boas vendas e ofereça o produto que você possui parado em estoque como um kit. 

Tente aplicar esses conceitos e você verá como o seu box do self storage ou cômodo do estoque irá esvaziar, ou melhor, irá liberar espaço para investir em produtos com mais saída. 

Storage Guarda-Tudo

Storage Guarda-Tudo

Sistema Self storage, muito difundido nos EUA e na Europa, o cliente guarda,tranca e leva a chave, só ele tem acesso ao boxe. Segurança 24hrs, controle de acesso, sistema de cameras com gravação de imagem.
Storage Guarda-Tudo

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *