Guarda Móveis | Guarda Tudo | Guarda Documentos | Guarda Estoque

24 anos | Acesse seu box 7 dias da semana

Blog

Artigos com dicas e informações para uma melhor armazenagem

Almoxarifado organizado, saiba como organizar na sua empresa!

Manter almoxarifado organizado pode mudar totalmente a forma de se trabalhar em uma empresa, otimizando tempo, evitando confusões na hora de pegar um produto, assim como reflete na precisão do balanço financeiro da empresa.

Ou seja, um almoxarifado organizado é muito importante para obter maior controle dos produtos que entram e saem do estoque. Dessa forma, você evita extravios, furtos, ou a perda de produtos perecíveis.

Nesse artigo você vai entender como e porque otimizar o estoque da sua empresa e como um almoxarifado organizado pode mudar totalmente o andamento do seu negócio.

O que é um almoxarifado?

Um almoxarifado é um local que armazena produtos para estocagem, embalagem e preparação para envio. Ou seja, almoxarifados são locais centrais que gerenciam produtos de entrada e saída.

Em resumo, manter o almoxarifado organizado é crucial para qualquer empresa que venda mercadorias físicas ou receba produtos de um mercado atacadista. Isso porque, à medida que as vendas de uma empresa crescem, cresce também a necessidade de espaço físico para manter e empacotar itens.

Dependendo das necessidades ou preferências de uma empresa, vários provedores de serviços podem lidar com tarefas separadas relacionadas ao almoxarifado.

Existem diferentes tipos de almoxarifado para diferentes negócios, mas cada almoxarifado deve oferecer um armazenamento seguro para os produtos.

Por que controlar o almoxarifado?

Os benefícios do controle de um almoxarifado organizado incluem a visibilidade de todos os produtos que uma empresa possui atualmente, incluindo itens físicos e baseados em nuvem.

O gerenciamento de controle de estoque incorpora o gerenciamento proativo de novos estoques juntamente com o estoque que foi vendido. Por isso, quando uma empresa tem uma visão mais abrangente de seu controle de estoque, ela pode atender à demanda do cliente de maneira mais eficiente.

E também diminuir qualquer custo associado à manutenção de estoque.

Um almoxarifado organizado ajuda uma empresa a ter pleno conhecimento de cada tipo de produto no estoque. Isso consiste em controle, gerenciamento de pedidos, elos da cadeia de suprimentos e valor do estoque.

Por fim, as soluções de gerenciamento de estoque também ajudam a determinar o que é um “best-seller” e o que não está vendendo e assim. Assim, você consegue avaliar quando é hora de reorganizar o almoxarifado para obter a eficiência ideal do negócio.

Como fazer o controle do almoxarifado?

Manter um almoxarifado organizado não é fácil e exige muito trabalho e esforço. No entanto, pode ser muito mais fácil explorar essas sete dicas para um controle eficaz para manter seu almoxarifado organizado.

Será muito mais fácil para você entender como manter seu almoxarifado sob controle adequado.

Planejar o layout do almoxarifado.

Um dos elementos que não podem ser deixados para o final é o planejamento do layout do espaço do almoxarifado. Você precisa ter certeza de que facilita o acesso aos itens mais populares e mais vendidos e que tem muito espaço para seus funcionários.

Mantenha o almoxarifado organizado e limpo.

Será mais fácil ter o seu almoxarifado organizado depois de ter um layout estabelecido.

Pode ser fácil para os funcionários colocarem os itens no local errado. Colocar itens nos lugares incorretos causará muitos problemas quando se trata de encontrar esses itens mais tarde.

Use posições no depósito e rotulagem.

Para facilitar a localização do que é preciso, o uso de posições no depósito para determinados itens é crucial. A rotulagem de código de barras também é essencial.

Essas técnicas ajudarão a garantir que você saiba exatamente onde todos os itens devem estar, tornando mais rápido e fácil para seus funcionários escolher os horários e atender aos pedidos dos clientes.

Garantir a segurança.

A segurança de seus funcionários deve ser sempre de extrema importância. Eles precisam entender todos os protocolos de segurança que o almoxarifado possui e precisam seguir as regras.

 Almoxarifado organizado

Treine a equipe adequadamente.

Além de treinar a equipe sobre os protocolos de segurança e como usar os equipamentos com segurança, eles também precisam ser treinados sobre como operá-los corretamente.

Reduza o Estoque que Não Vende.

Você percebe que tem algumas prateleiras do estoque que parecem nunca diminuir. Não é porque você está reabastecendo um item popular. Em vez disso, é porque o item nessas prateleiras quase nunca é vendido.

Utilize um sistema de gerenciamento de almoxarifado de qualidade com recursos móveis.

Controlar e deixar um almoxarifado organizado é bastante trabalhoso, como você pode ver acima. No entanto, você pode tornar seu gerenciamento mais eficaz quando utiliza um sistema de gerenciamento de almoxarifado.

Esses sistemas podem ajudá-lo a entender melhor seu estoque, tornar mais fácil para seus funcionários encontrar itens no depósito e até mesmo ajudar a acelerar o processo de envio.

Muitas das melhores opções do mercado hoje terão recursos móveis, para que seus funcionários possam simplesmente usar scanners ao verificar o estoque ou selecionar itens para pedidos.

Escolhendo o tamanho ideal para o almoxarifado?

Ao determinar o tamanho de sua nova instalação, faz sentido usar o tamanho de seu lugar atual como ponto de partida para essa decisão. Quanto espaço você tem atualmente?

Você está usando esse espaço de forma eficiente ou acha que existem otimizações que poderiam ser implementadas para aproveitar melhor o espaço? Você acredita que sua instalação atual tem muito espaço, pouco espaço ou apenas o suficiente?

Ao compreender as vantagens ou limitações de sua instalação atual, você consegue ter noção se sua nova instalação deve ser de tamanho semelhante ou maior para manter o almoxarifado organizado.

Se você está constantemente ficando sem espaço em seu local atual, e sua nova instalação oferece rendimentos e demandas semelhantes, então faz sentido aumentar. 

Se você tiver muito espaço desperdiçado ou vazio, é possível que sua nova instalação seja menor e ainda seja tão produtiva quanto, economizando dinheiro na forma de impostos, custos de propriedade, serviços públicos, etc.

É importante ter em mente que essa breve abordagem não é suficiente para estabelecer um tamanho final, ela deve simplesmente ser usada para estimar a resposta no início de suas discussões e do planejamento.

O planejamento do espaço que será utilizado para colocar o estoque de sua empresa, assim como a movimentação dos funcionários, irá determinar se sua empresa conseguirá manter um almoxarifado organizado ou se terá dificuldades com isso.

Invista em um ambiente claro e limpo

Um almoxarifado organizado requer um ambiente claro, limpo e livre de obstáculos no caminho, para que a eficiência do seu uso seja otimizada.

Um almoxarifado organizado e limpo pode evitar a infestação de ratos, baratas e outros parasitas que podem danificar seu estoque e comprometer a higiene do local, colocando em risco sua saúde e de seus colaboradores.

A claridade do local onde ficará o seu estoque pode influenciar positivamente na conta de luz no fim do mês. Isso porque irá gerar mais economia e melhora o bem estar dos colaboradores por estarem em um ambiente com luz natural.

Analisando as condições necessárias para o almoxarifado

Além da iluminação e do espaço, um almoxarifado organizado deve ser livre de vazamentos, rachaduras ou outros problemas que possam aumentar a umidade do local, o que pode comprometer a qualidade do estoque armazenado.

Além de ser fundamental uma dedetização periódica do local para evitar a proliferação de insetos, baratas, ratos e morcegos que podem pôr em risco a saúde de quem o acessa, assim como destruir ou contaminar as mercadorias.

Quais produtos armazenar?

Um almoxarifado é o local onde se armazenam os produtos a enviar ou receber. Pode ser armazenado qualquer tipo de produto, sendo que para cada tipo de produto, deverá se ter uma cautela diferente na armazenagem.

Produtos químicos e combustíveis, por exemplo, envolvem muito mais atenção com as instalações e manutenções do almoxarifado que produtos sólidos de uso cotidiano. Já alimentos, exigem um cuidado maior com a limpeza do local.

Manter o almoxarifado organizado é fundamental para qualquer tipo de armazenagem, porém, alguns produtos envolvem um cuidado muito maior que outros, entretanto, toda a empresa beneficia-se de um almoxarifado organizado e limpo.

Inspecionando os produtos que estão entrando

Garantir a segurança dos funcionários e estabelecer melhores processos e manter seu almoxarifado organizado pode melhorar significativamente a produtividade, criando uma cadeia de suprimentos mais resiliente e mantendo os custos de logística baixos.

Ao identificar oportunidades de melhoria, as inspeções do almoxarifado ajudam a garantir que você esteja seguindo os requisitos de segurança e que você e sua equipe tenham feito todo o possível para reduzir os riscos.

As inspeções de um almoxarifado também podem identificar ineficiências na configuração de seu estoque, para que você possa descobrir maneiras de estabelecer uma cadeia de suprimentos mais eficiente.

À medida que você procura maneiras de garantir a segurança, provavelmente também encontrará maneiras de melhorar os fluxos de trabalho, o que também ajuda a manter o almoxarifado organizado.

Embora necessárias, as inspeções do almoxarifado podem ser desafiadoras, pois envolvem muito tempo e atenção aos detalhes.

Também há pressão para garantir que tudo tenha sido verificado e contabilizado para evitar acidentes, multas ou até mesmo processos judiciais.

Como controlar os produtos do almoxarifado

O gerenciamento de estoque é uma parte fundamental de como você controla seu estoque e mantém seu almoxarifado organizado. Veja os conceitos básicos de controle de estoque de almoxarifado.

Rastreamento de localização de estoque

O rastreamento de série é útil para itens de alto valor que possuem vendas em pequenas quantidades, enquanto o rastreamento de lote é eficaz para itens de baixo valor e alta quantidade.

Os recursos de código de barras podem ser empregados para automatizar a atualização de informações de rastreamento para itens individuais. Dessa forma, eles se tornam essenciais em um software de gerenciamento de estoque de almoxarifado.

O rastreamento é especialmente importante ao vender em vários canais de vendas, evitando que você venda demais e tenha quantidades negativas por engano.

Contagens cíclicas e auditorias regulares de estoque

A realização de contagens cíclicas regulares é importante para prevenção de perdas e controle de estoque.

Sem contagens de ciclo regulares, as unidades podem se perdem ou se extraviam sem o conhecimento do gerente do armazém.

Se você realizar contagens de estoque apenas uma vez por ano, poderá reconhecer rapidamente que perdeu muito estoque ao longo do tempo.

É especialmente importante implementar contagens cíclicas regulares ao lidar com mercadorias que expiram. Execute contagens de inventário com mais frequência em seus itens de maior valor ou mais vendidos.

Métodos de contabilidade

Os métodos de contabilidade são importantes para a gestão do almoxarifado, porque a maioria dos softwares de gerenciamento de estoque se integra ao software de contabilidade para evitar a necessidade de dupla entrada e elimina o risco de erro humano.

Seu software de gerenciamento de estoque de almoxarifado deve ter um método de custeio compatível com o restante de sua contabilidade.

Relatórios de dados

Os gerentes de almoxarifado são responsáveis ​​por gerar e distribuir relatórios de dados. Por sua vez, a geração deste controle pode ter personalização em seu software de gerenciamento de estoque de armazém.

Esses relatórios incluem informações como quantidades de produtos, dados de vendas, dados de requisição de fornecedores e informações sobre quaisquer produtos perdidos ou vencidos.

 Almoxarifado

Verificando a carência dos produtos

Um setor precisou de uma ferramenta, mas ela não estava disponível e as atividades atrasaram?

Esta situação certamente irá gerar transtornos financeiros. Por isso é preciso verificar a carência de produtos do almoxarifado, nesse caso, aquilo que precisa ser reposto.

Para saber com mais precisão o que precisa ser reposto, o ideal é realizar uma análise da planilha para verificar a quantidade disponível.

Só então, se determina quando e em que quantidade se faz necessário para aquisição de produtos para não deixar os setores vazios.

Para facilitar este trabalho, o indicado é utilizar softwares para o controle de estoque e manter o almoxarifado organizado.

Estes softwares permitem que você vá dando baixa nos produtos que saem e lançando quando entram, assim irão sendo realizados os cálculos automaticamente, ajudando a manter o almoxarifado organizado com mais facilidade.

O controle da distribuição das mercadorias

Não adianta fazer todos os processos citados acima se a empresa não tiver preocupação em controlar as distribuições dos produtos.

O ideal é estipular métodos para que os produtos tenham seu uso correto, informar a quantidade diária, além de instruir como aproveitá-los melhor.

Dessa forma evita-se que possam ocorrer possíveis desperdícios ou manipulação inadequada, o que pode influenciar ao final, no resultado das tarefas.

Como utilizar a tecnologia na organização do almoxarifado?

É possível aumentar o alcance da sua empresa investindo em um software que possa integrar suas áreas de compras, armazenamento, vendas e também distribuição. Isso pode ser um grande facilitador para manter o almoxarifado organizado.

Para isso, é importante que todos estejam aptos a adaptarem-se com a digitalização da companhia.

Quer saber mais sobre Storage Guarda-Tudo? Acesse o nosso Blog. 

Manter o almoxarifado organizado é muito importante, mas por vezes, a falta de espaço não permite uma organização consistente e duradoura, o que pode impedir o correto fluxo da empresa, principalmente em momentos mais movimentados.

Por isso, a Storage Guarda-Tudo dispõe de amplos boxes dedicados ao armazenamento de mercadorias e estoque, tudo com acesso ilimitado e vigilância eletrônica de ponta, com preços justos e que cabem no seu bolso.

Evite deixar seu estoque em lugares com aluguéis caros, sem a devida proteção e manutenção. Venha para a Storage Guarda-Tudo e preocupe-se apenas com os resultados do seu empreendimento!

Acompanhe outros conteúdos no Blog da Storage Guarda-Tudo!

CTA4-STORAGE-Fale-com-o-consultor

Ligamos para você
Share This
X
Popup Storage Guarda Tudo

Cadastre-se e
receba um material
exclusivo sobre
Self-Storage

Preencha esses dois campos
abaixo e receba seu material.
É rapidinho!