Guarda Móveis | Guarda Tudo | Guarda Documentos | Guarda Estoque

24 anos | Acesse seu box 7 dias da semana

Blog

Artigos com dicas e informações para uma melhor armazenagem

Na foto, vários livros em cima de uma mesa.

Veja 6 dicas de como conservar livros de maneira correta e segura

Saber como conservar livros e organizá-los da maneira correta é o desejo de muitos apaixonados por leitura. E quem tem esse hábito costuma comprar diversos exemplares, mas com o passar do tempo isso pode resultar em uma grande bagunça!

Guardar em caixas? Encapar com fita adesiva? Usar aquelas “orelhas” para marcar páginas? Nada disso é a maneira ideal para guardar e conservar os livros. Na verdade, essas ações aceleram a deterioração dos exemplares. 

Por isso, quem não tem tanto espaço disponível costuma ficar perdido em meio a tantos livros, que ocupam a estante, a mesa de trabalho, a cabeceira da cama, entre outros locais. 

Além disso, os livros passam por um processo de deterioração ao longo dos anos. E se a armazenagem deles não ocorre da forma correta, os exemplares tendem a ficar em mau estado. 

Pensando nisso, preparamos este post para você, com dicas preciosas de como conservar livros e assim fazer com que eles durem por muito mais tempo. Então continue conosco!

6 dicas de como conservar livros

Quem ama ler quer ter os livros conservados por muitos e muitos anos, certo? E esses cuidados envolvem diversas etapas, desde o local onde guardar até mesmo a forma de manuseio farão com que eles fiquem intactos por muito mais tempo. 

Veja a seguir nossas dicas de como conservar os livros de forma correta e segura!

Guarde os livros na vertical

A posição vertical é a melhor forma de conservar os livros, porque ficam de uma forma mais fácil de serem manuseados. 

Por isso a estante se torna a sua melhor amiga para esse momento. Mas fique atento ao material dela, pois a madeira tende a atrair cupins. Por isso, uma boa alternativa é a feita em ferro. 

Mas porque guardar os livros na vertical é importante? Simples, pois quando estão guardados na horizontal, empilhados, suas laterais ficam se deteriorando e com o tempo se descolam mais facilmente. 

Atenção à limpeza

Mantenha os seus livros sempre livres da poeira e também higienize o local onde eles estão armazenados. Ah, e quando for manuseá-lo, esteja sempre com as mãos limpas, para não danificar os exemplares. 

Porque a sujeira acumulada deixa os livros amarelados e com aspecto de mal cuidado, o que é prejudicial para a sua durabilidade. 

Para limpá-los, sempre use um pano seco e limpo e mantenha-os longe da umidade. Tire o pó e outras sujeirinhas que se acumularem. Você também pode usar uma escovinha de cerdas macias para varrer os cantinhos da capa. 

Evite plastificar

Apesar de muitos de nós termos crescido com o costume de ver as mães encapando os livros escolares, saiba que essa prática não é recomendada.

Podia ser um gesto lindo de proteção, mas quando se passa qualquer material – seja ele plástico, papel ou fita adesiva – ao redor da capa, vai impedir com que ela respire e com o tempo, manchas surgirão. 

Mantenha os livros em local arejado

Por falar em respirar, essa ação é importante no processo de como conservar livros antigos ou novos. E eles devem ficar em um ambiente arejado. 

Ao escolher o móvel para armazená-los, evite encostá-lo na parede, porque pode haver a transmissão de fungos e umidade. Com o tempo os livros ficarão mofados. 

Evite também guardar os livros em caixas ou outros locais fechados, pois além do mofo os locais podem concentrar as temíveis traças, que estragam totalmente os exemplares.

Não dobre as páginas, prefira os marcadores

Muitos leitores têm o costume de dobrar as páginas dos livros para marcar onde pararam a leitura. Se você tem esse costume, não faça mais isso. 

Porque ao serem dobradas, as páginas e o miolo ficam danificados. Evite usar objetos como clipes para marcar a folha, porque eles podem enferrujar e manchar o papel. 

O ideal é você usar marcadores de páginas, que foram desenvolvidos para este fim. Além de não estragarem e ajudarem em como conservar os livros, eles também facilitarão a experiência da leitura!

Se molhar, não use secador

Há situações inevitáveis, como um livro por acidente ficar molhado. Mas a grande saída para isso é não se desesperar e apelar para o secador.

Primeiramente, você deve deixar o livro em pé, e aberto em cima de uma toalha de papel, deixando secar naturalmente. Se ele molhou na parte interna, deixe o papel toalha entre as folhas atingidas. 

Self storage é solução de como conservar livros

Cada vez mais em expansão, o mercado de self storage surge como uma boa alternativa para quem busca como conservar livros da melhor maneira. 

Quem tem uma grande coleção de livros, revistas, enciclopédias, etc, e não disponibiliza de espaço em casa para armazená-la não precisa se desfazer dos exemplares. 

Os espaços disponibilizados pelas empresas de armazenagem, como o box cubo da Storage Guarda Tudo permitem guardar os livros com mais organização e segurança. 

Um box cubo é um espaço menor de armazenamento que é ideal para guardar objetos como livros e malas. Nele você tem o espaço ideal para atender a sua necessidade!

Ele é um box  no tamanho de 1,0 x1,0 x 1,0 que comporta poucos itens. Por isso, pode ser ideal para conservar livros no período que são utilizados.

No sistema self storage são alugados espaços chamados de box, com tamanhos variados. Cada box atende a uma necessidade, podendo a locação ser feita por pessoas físicas ou jurídicas.

O self storage é ideal para quem procura um lugar para guardar os seus objetos com toda a segurança e praticidade.

E se, após saber mais sobre como conservar livros, você quiser soluções para guardar esses itens, então a Storage Guarda Tudo é a sua escolha ideal! 

Com espaços privativos e de diversos tamanhos, é possível armazenar os seus exemplares da maneira mais segura!

Conheça mais sobre as nossas soluções em guarda-volumes e armazenamento. Acesse o site da Storage Guarda Tudo e confira as opções disponíveis!

E se você quiser ler mais conteúdos sobre como guardar roupas de inverno e outros temas semelhantes, continue aqui em nosso blog!

Storage Guarda-Tudo

Storage Guarda-Tudo

Sistema Self storage, muito difundido nos EUA e na Europa, o cliente guarda,tranca e leva a chave, só ele tem acesso ao boxe. Segurança 24hrs, controle de acesso, sistema de cameras com gravação de imagem.
Storage Guarda-Tudo
Ligamos para você
Share This
X
Popup Storage Guarda Tudo

Cadastre-se e
receba um material
exclusivo sobre
Self-Storage

Preencha esses dois campos
abaixo e receba seu material.
É rapidinho!